Feliz Páscoa!

Feliz Páscoa!

31 de maio de 2010

Chocolate Quente com Cappuccino

Com esse friozinho... só com chocolate quente! Bem quente!
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de pó para cappuccino
4 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó
½ colher (chá) de canela em pó
Açúcar à gosto
750ml de leite
2 colheres (chá) de manteiga
Creme de leite ou raspas de chocolate para decorar
Modo de fazer:
Em uma panela média, adicione o pó para cappuccino, o cacau ou chocolate em pó, a canela e o açúcar. Acrescente uma xícara de leite aos poucos e mexa bem para dissolver todos os secos.
Em seguida, adicione o resto do leite e leve ao fogo até ferver. Quando ferver, adicione a manteiga, mexa bem e desligue o fogo. Decore com creme de leite ou raspas de chocolate.
Share |

29 de maio de 2010

100% Chocolate Café

Um café no bairro de Kyobashi em Tokyo, que oferece mais de 50 tipos de chocolate? Pois bem, como se não bastasse a beleza e genialidade das embalagens dos chocolates, a loja em si é também um verdadeiro colírio para os olhos. Além de toda elegância e sofisticação, o Café conta com um teto que imita uma mega barra de chocolate, uma verdadeira tentação... Projetada pela Wonderwall.
Um paraíso para chocólatras de plantão. E recheado com o mais belo e puro design.


Para conhecer mais, acesse: http://www.choco-cafe.jp

Share |

28 de maio de 2010

Barbie Chocolate Obsession

O chocolate está presente em tudo... até nas bonecas!
E a Barbie não ficaria fora dessa. Uma Barbie linda e sofisticada que leva o nome de Chocolate Obsession!
É rara aqui no Brasil, e seu preço chega a R$370,00, nos EUA custa U$ 35,00.
Adoraria ter uma dessa....
Share |

26 de maio de 2010

Chocolate na Brasa!

Simmmmmm... chocolate na brasa!
Quem já não viu um daqueles filmes americanos de acampamento, onde as pessoas colocam marshmallows na fogueira? Bom, o que muitos não sabem é que essa é apenas a parte inicial de uma das melhores guloseimas atribuídas aos escoteiros americanos: S’more! A origem do nome não é muito clara mas parece ser uma contração das palavras Some More, que querem dizer “um pouco mais”, indicando que é “impossível comer um só”.
S’more é o tal marshmallow tostado na fogueira, com chocolate e biscoito. É o seguinte: você pega um marshmallow, coloca no espeto e deixa próximo ao fogo, para que ele fique um pouco tostado por fora mas derretido por dentro. Depois, pega um biscoito doce e cholocate, e monta uma espécie de sanduiche, onde o marshmallow é colocado no meio. O calor do marshmallow derrete o chocolate… não preciso nem terminar de descrever, preciso?!
Share |

24 de maio de 2010

Chocolate com Humor!

- Dieta do chocolate. Faça assim:
Coma uma barra de chocolate antes de cada refeição. Isso reduzirá seu apetite e você comerá menos.
- Chocolate é um vegetal. Chocolate é feito de cacau. (cacau = vegetal) e de açúcar.
Açúcar é feito de cana ou de beterraba. Ambas são plantas, ou seja, vegetais. Logo, chocolate é integralmente VEGETAL. Então, coma a vontade.
- Então... Chocolate é praticamente uma salada. Não é sacrifício comer esta salada, é? Chocolate também leva leite. Portanto, chocolate é muito nutritivo.
- Chocolate pode ser recheado com passas, morangos, uvas, cerejas... Tudo isso são frutas e frutas são saudáveis, portanto coma a vontade quanto chocolate quiser.
- Equilibrio. Se você comer porções iguais de chocolate branco e preto, isto é uma dieta balanceada, saudável...
- Chocolates tem muitos conservantes. Logo... Conserva você. Conservantes fazem você parecer mais jovem.
- Escreva: "Comer chocolate", no início de suas coisas para fazer hoje. Assim, pelo menos um item de sua agenda você poderá cumprir.
- Uma boa caixa de chocolates pode fornecer toda a sua necessidade diária de calorias. Não é prático isso?
- Lembre-se: STRESSED (Estressado) soletrado de trás prá frente é DESSERTS (Sobremesas). Portanto, sobremesa, de preferência de chocolate. É o antídoto do stress.
Eu adoro chocolate.... mas só porque ele é muuuuito nutritivo...rsrs

Isso é uma brincadeirinha... comam com moderação, ok!!!
Share |

23 de maio de 2010

Orquídea Chocolate

Que coisa mais linda! Orquídea de verdade! Essa não é pra comer não.....
Em sua singularidade, beleza, e perfume encantador, uma raridade. A Oncidium chocolate é também conhecida como Sharry baby, uma orquídea com cheirinho de chocolate. Cruzamento entre Oncidium Jamie Sutton com Oncidium Honolulu.
Quero uma pra mim!
Share |

22 de maio de 2010

Consumo de Chocolate no Brasil

Agora que já sabemos a média anual de chocolates por pessoa no mundo, vamos conhecer o percentual dos 10 maiores consumidores no Brasil. Números em relação a população de cada região. E claro, os baianos, que são os maiores produtores de cacau no Brasil, saem na frente...

01º. Salvador: 75%
02º. Belo Horizonte: 72%
03º. Fortaleza: 72%
04º. São Paulo: 72%
05º. Brasília: 71%
06º. Porto Alegre: 70%
07º. Curitiba: 68%
08º. Recife: 68%
09º. São Paulo: 68%
10º. Rio de Janeiro: 65%

Percentual de consumidores em relação a população.
Fonte: IBOPE
Share |

Consumo Mundial de Chocolate

Uma breve lista referente ao consumo mundial de chocolate, números por Kg / pessoa / ano.
Infelizmente ainda não temos dados recentes, mas é possível ter uma noção do quanto uma pessoa consome por ano... O Brasil fica em 13º lugar com 2,16kg por pessoa/ano. Os alemães não são fracos não hein... 11,16kg por pessoa/ano?????? Será que entrevistaram o pessoal que visita esse blog? rsrs...

01. Alemanha: 11,16 kg por pessoa ao ano
02. Reino Unido: 10,29
03. Suíça: 10,05
04. Bélgica: 9,25
05. Noruega: 8,76
06. Áustria: 8,22
07. Dinamarca: 7,65
08. Irlanda: 7,64
09. França: 7,07
10. Finlândia: 6,92
11. ...
12. ...
13. Brasil: 2,16

*Consumo (Kg/Per Capita por ano)
**Dados referentes ao ano de 2006
Fonte: ABICAB
Share |

20 de maio de 2010

Chocolate Quente com Marshmallow

Mais uma dica deliciosa de chocolate quente! Agora com Marshmallow!
Ingredientes
1 litro de leite
1 gema
1 pitada de baunilha
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
Açúcar a gosto
Raspas de chocolate

Bata as gemas com o açúcar e o chocolate até que fiquem dissolvidos. Depois, despeje aos poucos o leite bem quente e tempere com baunilha.

Marshmallow
Ingredientes
1 xícara de açúcar derretido com 1/2 xícara de água em ponto de fio fino
4 claras em neve

Despejar a calda lentamente sobre as claras já bem firmes. Depois, bater por mais 10 minutos, para dar o ponto. Acrescentar raspas de chocolate sobre o marshmallow.
Share |

Chocolate Sem Glútem

Ao comprar um produto alimentício, você já se deparou com a frase “Contem glúten” ou “Não contém glúten”? Isto se deve à lei 10.674 de 16 de maio de 2003, que determinou que todos os alimentos e bebidas industrializados do Brasil devem conter um destes avisos no rótulo.
Graças a esta lei, milhares de brasileiros podem conviver melhor com a doença celíaca, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten (principal proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte).
Se você é celíaco e louco por chocolates, certamente deve ter dificuldades em satisfazer seus desejos devido ao malte presente na maioria deles, mas não se preocupe, pois existe chocolate sem glútem sim! Temos o Toblerone! Inventado em 1908 pelos suíços Theodor Tobler e Emil Baumann, em Berna, este delicioso chocolate de amêndoas e mel, atualmente é produzido pela Kraft Foods Inc, maior empresa de alimentos dos Estados Unidos e segunda maior do mundo. Toblerone como marca mundial está presente em 122 países. O Chocolate Toblerone original é constitido por Chocolate de Leite, amêndoas da Califórnia, e mel. A sua original forma triangular foi inspirada pelo monte Matterhorn.
Mas temos também outras opções: Chocolate em pó solúvel Nestlé, Chocolate Choco Soy, da Olvebra (barras de chocolate sem glúten e sem lactose); Chocolates de Alfarroba (Curitiba) - chocolates sem cacau, sem glúten, sem lactose , sem cafeína, sem açúcar. acúçar; Kinder em barrinhas e Kinder Ovo; Kopenhagen - uma boa parte dos produtos "Não contém Glúten" , mas é preciso sempre ler os rótulos; e Montevergine : bombons.
Mas lembrem-se sempre de conferirem os rótulos.
Para saber mais sobre essa doença, acesse http://www.acelbra.org.br/
Share |

19 de maio de 2010

Le Whif Chocolate para aspirar

Quantas criações... o chocolate que você aspira ao invés de comer...
Foi lançado em Paris um chocolate com menos de uma caloria, chamado Whif. O chocolate que você aspira ao invés de comer. A “barra” é feita de pequenas partículas de chocolate em pó, concentradas num tubo pequeno, do tamanho de um batom. Para “dar uma mordida”, abre-se a tampa, posiciona-se o tubo entre os lábios e aí é só aspirar. Cerca de 50 miligramas de chocolate irão parar na boca e saciar a vontade irresístivel por cacau. Isso é o que eles dizem… Cada tubo tem cerca de 4 porções. O Whif foi desenvolvido pelo pesquisador David Edwards, de Harvard, e surgiu como parte de um projeto de culinária. O conceito fez sucesso e agora vai ser comercializado nos sabores: chocolate, chocolate com framboesa, chocolate com manga e chocolate com menta. Um pacote com seis tubos custa 9,95 euros. Mais informações você confere no site: http://www.lewhif.com/ - Eu não conheço essas particulas mágicas, mas prefiro coisas maciças, aquele chocolate que faz o famoso barulhinho "snap" quando se quebra, e ainda derrete na boca...

Share |

Chocolate Quente com Pimenta

Depois de falar sobre o chocolate com pimenta, trago uma receitinha para os fãs das bebidinhas ardidas....
Ingredientes
1/4 xícara (50 g) de açúcar
1/4 xícara (20 g) de chocolate em pó sem açúcar
2 colheres (sopa) de pimenta chili em pó
1 xícara (240 ml) de água
1 pimentão vermelho, semsementes e cortado em tiras
2 xícaras (480 ml) de leite
2 colheres (sopa) de licor de cereja (opcional)

Modo de preparo
Leve uma panela ao fogo baixo, junte o açúcar, o chocolate em pó e a pimenta chili e cozinhe, mexendo, por 5 minutos. Adicione a água e o pimentão vermelho, levante o fogo e junte o leite. Quando estiver bem quente, retire o pimentão com uma escumadeira e acrescente o licor de cereja (se usar). Sirva a seguir.
Share |

Chocolate com Pimenta!

O chocolate traz toda a sua doçura e a pimenta toda a agressividade do seu sabor. Essa combinação resulta num sabor suave e ao mesmo tempo ardido. O chocolate com pimenta fez muito sucesso, alguns anos atrás, e conquistou paladares. Muitos afirmam que o nome da novela da Globo 'Chocolate com Pimenta' foi a grande responsável pela curiosidade das pessoas em experimentar essa combinação. Apesar dessa mistura ter sido apreciada desde a origem do chocolate em forma de bebida, até os dias atuais, é sempre bem vinda e degustada.

O chocolate é doce, macio, derretendo na boca a cada salivada com muita suavidade; o sabor vai tomando conta do momento e o aroma já se sente em detalhes com os olhos fechados. A informação é levada até o cérebro que, instantaneamente, libera para todo o corpo uma sensação de prazer que só a endorfina é capaz de proporcionar.

A pimenta é vermelha, vibrante, atraente, envolvente, um gosto suave numa primeira mordida que começa a queimar dentro da boca num ardor incontrolável, mas instigante e surpreendente. É um toque picante a mais de sabor.
Share |

17 de maio de 2010

Quantas Calorias tem seu Chocolate preferido?


Já se tem conhecimento sobre as propriedades dos chocolates, que é rico em benefícios para a saúde. Porém, o chocolate, também possui grande quantidade de açúcar e gordura, que torna inviável o consumo em grandes quantidades. Então fique de olho nas calorias. Uma pequena amostra de alguns chocolates, dos mais populares consumidos no Brasil. Valores correspondentes a 01 unidade. A lista de calorias é muuuuuuito grande, por isso, coloquei um resuminho... Se quiserem saber de algum que não esteja relacionado aqui, é só me escrever!
Share |

Chocolates Gigantes


Para quem procura presentes criativos e interessantes, essas barras gigantes de chocolate estão disponíveis na "Opening Ceremony". Criadas por Issey Miyake, e não engordam!
Na verdade são caixas de presentes para camisetas! Custa U$45. Super criativo!
Share |

16 de maio de 2010

Grandes Marcas de Chocolates pelo Planeta

Apresento aqui algumas marcas de chocolates pelo mundo. Considerados os melhores chocolates. Caso você conheça algum, que seja muito bom, e não esteja relacionado, por favor me escreva.

Marcas fabricadas no Brasil
Garoto
Nestlé
Kopenhagem
Lacta

Chocolates Estrangeiros
LINDT (talvez o melhor do mundo....)
Chocolat Du Jour (França)
Pierre Marcolini (Bélgica)
La Maison Du Chocolat (França)
Hersheys (EUA)
Chocolates Belgas
Cadbury (UK)
Guylian (Belga)
Liberty Orchards (UK)
Arcor (Argentina)
Neuhaus (UK)
Share |

Porsche Coberto de Chocolate

Para atrair a atenção dos clientes, em nov/2009, ciatividade não faltou, uma concessionária Porsche da Holanda fez uma ação de publicidade um tanto estranha, porém, saborosa. A loja Porsche Centrum Gelderland pediu para que Jan Blancke, um especialista em esculturas com chocolate, cobrisse um modelo 911 Carrera S cupê com 175 quilos (ou 1.110 barras) do doce.
Para que o chocolate ao leite derretido não danificasse a pintura e nem entrasse nos vãos das portas, do capô e do compartimento do motor, o carro foi totalmente revestido com filme plástico. Para cobrir os faróis, Blancke utilizou chocolate branco. A loja foi mantida em uma temperatura de 27ºC para evitar que o chocolate derretesse.
Share |

14 de maio de 2010

Founde de Chocolate com Frutas

Para curtir o final de semana em grande estilo, uma receitinha charmosa e deliciosa.

Ingredientes:
· 400g de chocolate ao leite em barra
· 1 lata de creme de leite
· 1 cálice de licor de Amarula ou 02 colheres de Rum
· frutas picadas ( banana, morango, kiwi, pêssego e o que mais desejar )
· marshmallow (à gosto)

Modo de fazer:
· Derreta no microondas o chocolate, colocando num recepiente de vidro, próprio para microondas.
· Deixe em potência alta por 1 minuto, retire e veja se dá para mexer o chocolate até ficar bem derretido.
· Caso não dê, leve ao microondas por mais 30 segundos, vá repetindo o procedimento até que o chocolete derreta.
· Leve ao fogo médio ( do fogão) o chocolate e misture o licor (ou rum) e o creme de leite.
· Mexa até ficar com uma consistência cremosa.
· O importante é mexer sempre para não empelotar.
· Quando estiver pronto é só levar para o richaud e servir-se, espetando as frutas e molhando na mistura. Se quiser, passe também pelo marshmallow.
Share |

13 de maio de 2010

O Chocolate e a TPM...

A tensão pré-menstrual é um quadro de variação hormonal desencadeado pelo pico ovulatório do hormônio LH, que acontece 14 dias antes da menstruação. Essa variação hormonal, em boa parte das mulheres, leva a um desequilíbrio físico-emocional com sintomas individuais como, por exemplo, ansiedade ou aumento do apetite especificamente por doces, como é o caso do chocolate e isso é descrito por muitas mulheres com TPM. Existe alterações nos níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de saciedade e prazer, por isso essa sensação de bem estar comendo chocolate.

Hoje recebi um e-mail muito interessante, e repasso através de dicas, especialmente para os homens. Frases e procedimentos para sobreviver a uma mulher com TPM nas situações do dia-a-dia:

Você chega em casa com aquela fome...
PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?
SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

Vocês vão a uma festa e ela diz: Amor já estou pronta...
PERIGOSO: Você vai vestir ISSO?
SEGURO: Nossa, você fica bem de marrom!
SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

Ela diz: Como você é grosso!
PERIGOSO: Tá nervosa por quê?
SEGURO: Tudo bem que eu poderia ter avisado, assumo meu erro!
SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho...
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

Na hora daquele super almoço de domingo...
PERIGOSO: Será que você devia comer isso?
SEGURO: Sabe, ainda tem bastante maçã.
SEGURÍSSIMO: Quer um copo de vinho pra acompanhar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

Você chega em casa tarde, e ela está sentada no sofá...
PERIGOSO: O que você fez o dia todo?
SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje amor.
SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse baby doll!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
-->Meninas, o chocolate além de saboroso é nosso aliado!
Share |

12 de maio de 2010

Incenso de Chocolate

Um aroma diferente no ar... Muitas pessoas não tem o costume de comprar incensos, mas outras compram e usam todos os dias, dos mais variados aromas. Um uso que acontece em diversas civilizações, e muitas das mais antigas que datam de 03 mil anos antes de Cristo... mas essa é uma longa história.
Hoje é muito comum entrarmos em algum lugar e sentirmos que alguém acendeu um incenso por ali. E além de nos proporcionar um ambiente gostoso, cada mistura de substâncias resulta num aroma com determinada função.
O incenso com aroma de chocolate está entre eles! Para aromatizar ambientes com uma fragrância suave e delicada, com a função de restaurar as energias e ainda trazer harmonia, fortuna e muita felicidade.
Share |

11 de maio de 2010

Bolo de Casamento de Chocolate

Bolo de casamento de chocolate... Simmmmmm! Nada como ousar e surpreender os convidados com um bolo diferente e delicioso, afinal o chocolate é apreciado por 98% da população. E atualmente as festas de casamento estão aderindo ainda mais a essa iguaria, a tradicional mesa de doces, vem sendo substituída pela mesa de chocolates, uma mesa repleta de brigadeiros, bombons, trufas, mousses e uma fonte de chocolate derretido onde se passa palitos com frutas. E ainda temos diversas opções em lembrancinhas.
Em Portugal, não sei dizer se é costume ou moda, mas usam o tema Chocolate como decoração da festa de casamento, desde o convite, que é feito numa barra de chocolate, até o arranjo das mesas e lembrancinhas diferenciadas para as crianças, homens e mulheres.
Nos Estados Unidos, é tradição fazer dois bolos para o casamento, um branco para a noiva e um de chocolate para o noivo, decorados de acordo com os gostos e personalidade de cada um.
Sendo assim, noivas de plantão, usem a criatividade....
Share |

Vestido de Noiva de Chocolate


Essa é mais uma curiosidade ousada no mundo do chocolate. Deliciosamente... nupcial!
Esse vestido foi desenvolvido para a Semana do Chocolate 2009 no Reino Unido como parte de uma exposição de escultura de chocolate e foi criado pela Ian Stuart Noivas e Rococó Chocolates. Quem sabe alguma chocólatra não se anima a casar vestida de chocolate? O vestido de noiva possui uma estrutura de saias e corpete feito pela Ian que logo após passa a ser coberta com chocolates pelo chocolatier da Rococó Chocolates que manipulou o chocolate criando cachos e trufas, decorando-o até cobrir toda a saia e corpete. Os acessórios também foram revestidos de chocolate. A pose da modelo complementa o ar gracioso do vestido! Muito fofo!
O casamento tem bolo, doces, mas e se o vestido de noiva for de chocolate? Esse com certeza é o vestido mais saboroso de todos.
Share |

Mês das Noivas Com Buquê de Chocolate

Maio é conhecido como o Mês das Noivas. Essa é uma tradição que veio do Hemisfério Norte e tudo indica que a denominação tem influência da Igreja Católica, que definiu o mês como sendo o mais propício para cerimônias religiosas por causa da consagração de Maria e da comemoração do Dia das Mães. Tornou-se um costume entre os casais marcar a data do casamento nessa época do ano. Acreditava-se que o período traria sorte e felicidade.
Apesar das tradições, hoje em dia o casal considera mais as questões financeiras, por isso o mês de dezembro se tornou o mais procurado. Neste período os trabalhadores recebem os abonos extras de final de ano. O 13º salário ajuda quem está gastando muito com vestimentas, decoração e festas. A época também é muito propícia para a viagem de lua-de-mel, pois coincide com o período de férias.
Setembro também desbancou o mês de maio em quantidade de casamentos realizados, de acordo com dados do IBGE. Provavelmente, por causa da chegada da primavera e do romantismo da estação das flores e do clima agradável, com possibilidades escassas de chuva.
O mês de agosto, em contrapartida, é o menos cogitado pelos noivos. A cada 100 cerimônias, apenas quatro são realizadas neste mês. E isso vem desde a Idade Média, quando este era o “mês dos solteiros”. Já a crendice popular diz que não traz boa sorte se casar em agosto. E para completar, é inverno, estação que menos atrai os noivos.
Os primeiros buquês de noivas incluíam, além das flores, também ervas e temperos e cada um tinha um significado: espantar maus espíritos, fidelidade; pureza; amor; entre outros. E hoje deixo essa sugestão, linda e saborosa, com flores de chocolate e rosas colombianas, uma criação de Flávia Rocco.
Share |

10 de maio de 2010

Monalisa em Chocolate

Para os chocólatras fãs de artes plásticas, uma curiosidade. Em homenagem a famosa pintura de Leonardo DaVinci, o artista Jean Azun reproduziu o quadro em chocolate. Ele usou misturas variadas de chocolates para obter as variações tonais da pintura, que foi feita sobre uma finíssima, porém dura, camada de chocolate base. Até a moldura é de chocolate, coberto com folhas de ouro. O mais estranho é que esta não é a primeira. Num evento de chocolate de 2007 uma replica do famoso quadro foi esculpida numa barra sólida do produto. Infelizmente não encontrei referências sobre essa obra.
Share |

O Cacaueiro

O cacaueiro, também chamado palmeira-cacau, é uma planta da família das sterculiaceas e sua árvore tem uma particularidade: dá ao mesmo tempo brotos, flores, folhas e frutos.
A altura do cacaueiro varia entre 4 e 12 m., mas na América tropical pode chegar a 15 m. Tem uma casca fina e lisa. Sua madeira é rosada, porosa e leve. Os frutos são alongados, cheios de sulco. Seus tipos, variam conforme a espécie, variedade, solo, clima e qualidade da árvore. Medem, em média, de 12 a 20 cm. de comprimento. Pesam entre 300 e 600 g. e têm no interior uma polpa branca, viscosa, contendo de 20 a 50 sementes: as favas de cacau.
Existem mais de 16 espécies de cacau, mas duas são as mais comuns: Theobroma cacao L (criollo venezuelano) e Theobroma leiocarpun Bern, o nosso cacau forasteiro ou cacau roxo, como é mundialmente conhecido. O cacau roxo se subdivide nestas quatro variedades: Comum, Pará, Maranhão e Catongo.
É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas e moídas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geléia, destilados finos e sorvete.
O cacau era considerado pela civilização maia uma fruta dada diretamente pelos deuses aos homens. E, de tão importante, virou até moeda de troca. Nessa época na américa latina não se fazia do cacau o que conhecemos hoje como chocolate. Era feita uma bebida de sabor amargo com as sementes torradas e moídas, misturadas com água e pimenta.
Atualmente, enquanto o chocolate movimenta globalmente uma economia de +ou- 60 bilhões de dólares/ano, os produtores de cacau ficam apenas com 3,3% da renda gerada.
No Brasil, ele foi cultivado primeiramente na Amazônia, onde já existia em estado natural. Depois passou para o Pará e chegou à Bahia. O Estado da Bahia produz cerca de 95% do cacau do Brasil (país cuja produção corresponde a mais ou menos 5% da mundial, sendo a Costa do Marfim o maior produtor do planeta, com aproximadamente 40% do total). A região cacaueira da Mata Atlântica, ambiente com recordes em biodiversidade no planeta, com 476 diferentes espécies vegetais por hectare, registrados pelo Jardim Botânico de Nova York, também pode ser chamada de Floresta de Chocolate.

Share |

6 de maio de 2010

Bebida de Chocolate com Tequila

Uma receitinha bem simples para os apreciadores de Tequila e chocolate, claro!
30ml de tequila
25ml de licor de cacau
15ml de creme de leite
Misturar bem e servir.
Share |

Chocolate Mexicano... Presentinho

Olá Muchachos(as)!
Chocolate mexicano:
"Chocolate com Tequila - Corralejo La Suiza" !
Ganhei de uma prima que esteve passeando pelo México. E claro, um chocolate com Tequila" Arreee !!! Infelizmente não sou muito fã de chocolates amargos e alcóolicos, prefiro os mais doces, mas provei uns pedacinhos. A textura é macia, porém ele é cremoso por dentro e não quebra com tanta facilidade, o sabor é meio amargo e com forte teor de tequila.
Para quem gosta de chocolate amargo e tequila, ele é perfeito!
Share |

Prêmio Top Blog 2010

Meu blog foi indicado ao prêmio Top Blog 2010! Que surpresa linda! Se vocês gostam do meu blog, por favor, votem! O link está na coluna ao lado.
Obrigada! Bjs de Chocolate!
Share |

5 de maio de 2010

Napoleão e os Chocolates

Séculos atrás, Napoleão Bonaparte já havia percebido que o chocolate não era um produto qualquer e o teria levado em várias de suas campanhas.
Os livros citam inclusive uma determinação sua que diz: “O cacau não é um item de luxúria ou simplesmente um doce. Suas propriedades nutricionais são evidentes e incomparáveis, e por causa de seu aroma e seu sabor, que são extremamente prazerosos ao nariz e ao paladar; por esse motivo, tornou-se um produto de consumo em massa para o qual eu proclamo uma tarifa mais baixa, pois oferece um benefício físico e moral.” (Texto de Napoleão III, 5 de Janeiro de 1860).
Até Napoleão era chocólatra...
Share |

Você sabia?

Dizem as pesquisas que...
... as pessoas gastam anualmente mais de 7 bilhões de dólares com chocolate.
... e o consumo indivídual de chocolate indica que cada pessoa consume cerca de 5 quilos de chocolate por ano.
Share |

4 de maio de 2010

Milk Shake de Chocolate

Uma bebida refrescante para esses dias de sol de outono!
•2 bolas de sorvete de chocolate
•1 copo de leite
•1/2 lata de leite condensado
•Cobertura de chocolate

Bata no liquidificador o sorvete, o leite e o leite condensado. Leve à geladeira por 5 minutos. Coloque a cobertura em um copo (deixando escorrer bordas internas) e despeje o milk-shake dentro.
Share |

Aprenda a apreciar um Chocolate

Apreciar um chocolate não é tão simples quanto só abrir uma barra de chocolate.
Para apreciá-lo, é preciso ter calma. Os especialistas recomendam um ritual de consumo como para degustar um bom vinho. Primeiro prepare seu paladar bebendo só água. Depois, se delicie usando os cinco sentidos:
1. Visão – Aspecto: Retire o chocolate da embalagem e observe. O produto deve ter brilho acentuado;
2. Tato - Textura: Sinta a textura do chocolate;
3. Audição – SNAP: Entre os “chocolatiers”, a maneira como o chocolate se parte é chamado snap. Ao ser quebrado, um bom chocolate deve produzir um som seco;
4. Olfato – Aromas: Inale profundamente. Um bom chocolate tem aromas naturais vindos do cacau, do leite ou da baunilha;
5. Paladar – Êxtase: Feitas estas análise, finalmente come-se o chocolate. Mas sem pressa. Uma pequena porção deve ser colocada na boca até derreter. Nessa etapa, é possível descobrir sabores . Perceba como os aromas e os sabores se desenvolvem durante a degustação desde que o chocolate começa a derreter até o Aftertaste – o gosto que ele deixa na boca, pode ser amargo ou adocicado, mas deve ser necessariamente agradável ao Paladar.
(Bombonieri Gramado)
Portanto, por favor, não saiam correndo para comer o chocolate todo de uma só vez! Aprecie-o.
Share |

3 de maio de 2010

Os Melhores Chocolates do Mundo

Especialistas afirmam que os melhores chocolates do mundo são produzidos, basicamente, em três paises: Bélgica, França e Suiça. Eles explicam por que tais barras são superiores às demais e escolhem a marca de cada um desses países que consideram campeã em sabor.
BÉLGICA
O que torna os chocolates belgas especiais: o melhor processamento do cacau e da massa do chocolate, resultados da avançada técnologia da indústria local.
Marca preferida pelos especialistas: Pierre Marcolini
A razão da escolha: os grãos de cacau que servem como base para a produção desses chocolates são importados de plantações reconhecidas por produzir as melhores sementes do mundo, o que lhes confere um sabor raro.
FRANÇA
O que torna os chocolates franceses especiais: a maior variedade de sabores originais e de alta qualidade
Marca preferida pelos especialistas: La Maison du Chocolat
A razão da escolha: sua massa é exclusivamente produzida à base de manteiga de cacau. Ao descartar qualquer outro tipo de gordura, o chocolate ganha em sabor e permite um derretimento perfeito na boca de quem o consome.
SUIÇA
O que torna os chocolates suiços especiais: o leite com o qual são fabricados, de qualidade superior à do leite de outros países.
Marca preferida pelos especialistas: Lindt
A razão da escolha: apesar de serem produzidos em escala industrial, esses chocolates têm equilibrio perfeito entre os sabores do cacau e do leite.

FORMULA CAMPEÃ
O que os melhores chocolates do mundo têm em comum?
1) São produzidos com as melhores sementes de cacau. Os grãos vêm de países como Equador, São Tomé e Príncipe.
2) A massa de cacau responde por 70% da receita. Nas barras de pior qualidade, predominam gorduras como as hidrogenadas e os óleos de coco e dendê.
3) Eles primam pela criatividade: são produzidos com novas texturas e recheios de sabor raro.
(Fonte:www.chocomachine.com.br)

Assim que eu provar essas maravilhas, venho aqui pra dizer se concordo com esses especialistas ...rsrs

Share |

2 de maio de 2010

1000 Bombons! 1000 Visitas!

Uauuuuuuuuuuu! 1000 visitinhas recebidas pelo Blog! Desejo 1000 Bombons para todos que participaram desse número.
O blog começou pequenininho com um objetivo, mas as coisas foram acontecendo, mudando, quando vi, ficou muito mais saboroso do que eu imaginava. Ele completou apenas 02 meses, que orgulho!
Antigamente eu dizia que meus chocolates eram encantados, que não engordavam, e ainda que traziam o amor para nossa vida... E hoje acredito que eles são "encantados" de verdade... rsrs, pois algumas pessoas dizem que sentem até cheirinho de chocolate durante as visitas!
Que maravilha dividir esses encantos!
Fiz um selinho de comemoração, é para vocês, de coração!
1000 Beijos, 1000 Encantos, 1000 Bombons!
Share |

1 de maio de 2010

Meu Chocolate

Ao leite ou derretido, Com passas ou crocante
Puro ou pervertido, Com recheio
É excitante, Eu saboreio, Te mordo
E meu corpo todo, Lambuzada
Chocolate, Fina arte, Transformada, Misturada
Ao sabor supremo, Meu chocolate
Meu veneno, Você é arte
Só você extermina, Minha melancolia
Você, serotonina, Que me vicia
(Autor desconhecido)
Share |