Feliz Páscoa!

Feliz Páscoa!

28 de julho de 2010

Scrapbooking de Chocolate

Sacrapbooking com o tema Chocolate. Para quem não conhece, scrapbooking é artesanato em papel. É utilizado na confecção de cartões, capas de agendas, cadernos, álbuns, mini álbuns, chaveiros, enfim. Esse projeto da foto é da Cristina Tronco, do Blog Atelier da Tininha. Uma simpatia de pessoa, me cedeu carinhosamente o uso da foto para eu mostrar aqui no blog. Ela faz projetos lindos e criativos. O projeto Chocolate, "eu só quero chocolate", em especial, ficou lindo demais! Com as cores do chocolate ao leite e branco, ainda com um charme muito especial, ela utilizou papel de bombom Ferrero Rocher para o detalhe da flor. Um cartão cheio de carinho e delicioso! Para conhecer o trabalho da Tininha, clique Aqui.
Tininha, obrigada por ceder a imagem, e obrigada pelo carinho. Bjs!
Share |

24 de julho de 2010

Chocolate Quente Diet

Para os amantes do chocolate quente, uma receitinha especial sem adição de açúcar.
200gr chocolate diet picado
01 litro de leite desnatado
01 lata de creme de leite light ou desnatado
40gr de cacau ou chocolate em pó diet
Aqueça o leite e coloque no liquidificador. Acrescente o chocolate picado e os outros ingredientes. Bata até obter uma mistura homogênea e sirva.
Share |

Chocolate Diet e Light

Milhões de pessoas que possuem restrição ao consumo de açúcar, também podem saborear o cacau sem culpa ou receio. Existe no mercado diversas opções em chocolates diet ou light, com a mesma qualidade dos chocolates comuns. No Brasil, a rotulagem dos alimentos é rigorosa quanto às especificações e determinações da legislação em vigor.
O termo Diet é indicado para dietas com restrição de determinados nutrientes, como carboidratos, gorduras e açúcares. Desenvolvidos especialmente para diabéticos. Por isso, nem sempre, o diet se destina à regimes de emagrecimento.
A definição Ligth é indicada em alimentos com baixo teor de sódio, gorduras e açúcares. Destinados à diminuição de calorias.
Algumas marcas de chocolates diet e light: Nestlé, Garoto, Ofner, Cacau Show, Diatt, Lacta e muitos outros.
Portanto, faça a escolha certa e se delicie.
Share |

23 de julho de 2010

Visão Romântica do Chocolate

Chocolate, o presente ideal. Em datas comemorativas, é normal as pessoas se presentearem com chocolate. Por exemplo: aniversários, dias mães, Páscoa, Natal e principalmente, dia dos namorados.
A tradição de presentear com chocolate surgiu com a princesa Maria Teresa da Espanha. Diz a lenda que quando ela ficou noiva do rei Luís XVI, da França, esta moça enviou – lhe chocolate de presente em uma cesta em forma de coração. Assim surgiu o costume dos namorados se presentearem com chocolate.
O que chama mais atenção é a relação entre chocolate e romantismo. Devido às substâncias contidas no chocolate que causam sensações de prazer. Além também de representar um gesto de carinho e admiração para quem recebe o presente.
Share |

21 de julho de 2010

Evento: EXPO BRASIL Chocolate 2010


Começa amanhã, 22/07/10, a Expo Brasil Chocolate, primeiro salão internacional do chocolate no Brasil, em São Paulo - SP, dedicado à profissionais do ramo. O evento começa vai até dia 25/07/10. Uma ocasião ideal para conhecer as mais novas técnicas e novidades sobre o mundo do chocolate. Reunirá participanetes internacionais e nacionais com muitas informações, bons negócios, lazer, degustações, cursos, workshops e atrações infantis.
Para as noivas mais arrojadas, terá um especial de amostras de bolos de casamento, feitos e decorados com chocolate. A Galeria do Cacau, uma viagem à origem do chocolate. Apresentação das marcas mais conceituadas do mundo. Ateliê com desafios para gourmets. O espaço Chocolito será exclusivo para atividades com o público infantil. E ainda a Praça do Chocolate, uma praça de alimentação para o público apreciar inúmeras receitas com chocolate! Não percam esse evento.

Local: Centro de Eventos São Luis
Endereço: Rua Luís Coelho, 323 - Cerqueira César - São Paulo
Data: 22/07/2010 até 25/07/2010
Horário: 22 e 23/07 das 13h às 20h - 24 e 25/07 das 10h às 20h.
Ingressos: 20,00.
Para saber mais, clique aqui.
Share |

Molho quente de chocolate

Essa é uma receita um tanto ousada, o que causa uma sensação deliciosa no paladar. Um molho quente para sorvete.
250gr de chocolate ao leite
01 xícara de leite morno
03 colheres (sopa) conhaque
03 colheres (sopa) creme de leite
Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas, acrescente os outros ingredientes e sirva morno, regado sobre o sorvete.
Pode ser usado também sobre bolos ou pudins.
Share |

20 de julho de 2010

Presente: Bombons Lindt

Que orgulho!!!! Provei o famoso chocolate Lindt, que segundo especialistas, é o melhor do mundo. E como humilde, apaixonada e degustadora dessa iguaria, sou obrigada a concordar com eles...
Ganhei da minha cunhada, alguns bombons LINDT, Chocolat Lindt Berne. Um chocolate que chamo de meio amargo, mas que na verdade, possui alta concentração de cacau. Eu, particularmente, não aprecio os amargos, mas esse era Lindt, eu tinha que provar, e adorei! É possível identificar o sabor do cacau, forte e pouco doce, brilhante, textura macia, derrete na boca, e ainda possui aquele famoso barulhinho ao quebrar (snap!). Muito gostoso, vale a pena saborear. Agora preciso provar os outros....
Share |

19 de julho de 2010

Chocolateira

Chocolateira, um utensílio charmosíssimo, próprio para servir bebida de chocolate, principalmente o chocolate quente.
Eu não conhecia esse utensílio até me deparar com ele no blog da Lenita. A Lenita, faz um lindo trabalho em Porcelanas, para conhecer o trabalho dela clique aqui.
Essa peça foi muito utilizada em Portugal, considerada um luxo e requinte, onde eram servidas, as bebidas de chocolate, regularmente na corte, nos banquetes, recepções e visitas de cerimônia.
As chocolateiras podem ser de alumínio, cobre, porcelana, vidro e outros materiais.
(Outros modelos)
São, hoje, peças raras, encontradas em pouquíssimas lojas de presentes ou em leilões de antiguidades. Acredito até que, encontrá-las, seja até uma questão de sorte, assim como teve a Lenita que ganhou esse jogo completo, super lindo, charmoso, e ainda, carinhosamente me cedeu o uso das suas fotos para mostrar a todos aqui no blog. – Lenita! Mais uma vez, muito obrigada!!!
Share |

Cuidado! Nunca Coma Chocolate Vindo das Mãos de uma Mulher!

A vidente Márcia Fernandes, paranormal, alerta aos homens : nunca comam chocolate vindo das mãos de uma mulher! Segundo a paranormal , as mulheres fazem a seguinte simpatia para se casarem: colocam raspas de cobra e de rato, no chocolate que preparam para amarrar seus pretendentes.
Coisinhas de bruxas...
Share |

16 de julho de 2010

Bolo de Chocolate Rápido

A primeira receita de bolo de chocolate aqui no blog. Espero que gostem.

Ingredientes
2 gemas
100 g (1 tablete) de margarina
1 1/2 xícara de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite ou leite achocolatado
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
2 claras em neve
Margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC.
2. Bata as gemas, a margarina e o açúcar até formar um creme. Alternadamente, acrescente o chocolate, a farinha e o leite. Bata bem e adicione o fermento. Misture as claras em neve, não bata mais a massa. Despeje a massa em uma forma de furo no meio untada e polvilhada.
3. Asse o bolo no forno preaquecido durante 30 minutos, ou até um palito sair seco depois de espetado no meio da massa. Desenforme o bolo ainda morno.

Sirva o bolo ainda morno acompanhado de sorvete de creme ou morango
Share |

11 de julho de 2010

Evento: 11-07-2010 Seattle Salon Chocolate de Luxo

Descobrir, provar e saborear o melhor em artesanato, chocolates gourmet e premium e confecções dos melhores Chocolatiers & Confeitaria na América do Norte.
Os amantes do chocolate! O evento chocolate premier no noroeste deste milênio retorna com a terceira Luxo Seattle Anual SALÃO DE CHOCOLATE no domingo, 11 de Julho de 2010. Fanáticos, amantes e viciados irão adorar!

Localização e Bilheteria:
Bell & Conference Center Harbor
2211 Alaskan Way, Pier 66 Alaskan Way 2211, Pier 66
Seattle, WA 98121 Seattle, WA 98121

Adultos: $ 25
Crianças menores de 6: Livre *
Crianças de 6 a 12 anos: $ 10
Share |

Lendas do Chocolate: Contemporâneas

Essa é uma lenda contemporânea que merece ser seguida de uma receita....Lenda do Brigadeiro
Nos anos quarenta, havia uma cozinheira apaixonada por um brigadeiro do exército.
Um certo dia ela estava fazendo um doce de chocolate. Mas, se distraiu olhando para a foto do seu amado e por isto a moça errou a receita .
Deste erro nasceu o famoso brigadeiro, que se chamou assim por causa da profissão do amado desta cozinheira .
Receita de Brigadeiro:
01 lata de leite condensado
01 colher de sopa de margarina sem sal
07 colheres de sopa de Nescau ou 04 colheres de sopa de chocolate em pó
Chocolate granulado
Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado.
Share |

Lendas do Chocolate: Astecas II

Lendas Astecas, segunda parte:

Lenda do Imperador do Chocolate
Esta lenda diz que foi em Montezuma, no México, que a bebida do cacau teve o seu maior fã. O mito fala que ele possuía, diariamente, à mesa: 50 vasilhas de ouro para chocolate e ordenava colocar a disposição de seus funcionários mais de 3000 barris de cacau preparado. Este imperador, último dos astecas, quando esteve no poder, de 1502 à 1520 tornou oficial o uso do chocolate nas refeições dos nobres. Este imperador ficou conhecido pelas escrituras como o: Imperador do Chocolate .

Lenda das Vítimas de Sacrifícios Que Bebiam Chocolate
Diz a lenda que os astecas, nas festividades das colheitas, davam às vítimas de sacrifícios taças de chocolate. Segunda a historiadora Patrícia Oliveira, os astecas faziam isto para que as almas das vítimas chegassem mais rápido ao céu de uma forma que agradasse as divindades, pois o chocolate era visto como o alimento dos deuses.

Lenda das Moedas de Chocolate
Os astecas faziam suas moedas de xocolatl, ou seja, chocolate. Para a psicóloga Simone Silva isto demonstra a importância que o cacau tinha para eles, pois o seus maiores tesouros eram feitos de chocolates.

Lenda do Harém de Montezuma e o Chocolate Afrodisíaco
Há uma lenda que diz que o imperador Montezuma tinha mais de mil mulheres e sempre ingeria chocolate antes de ir para o harém.
Share |

Lendas do Chocolate: Astecas I

As Lendas Astecas, primeira parte:
Lenda do Deus QUETZCOALT – Primeira Versão
QUETZCOALT era o deus da Lua, das estrelas, da noite e da prata. Segundo a lenda, ele foi até a um paraíso chamado Reino dos Filhos do Sol. Lá ele roubou sementes de uma árvore sagrada, que tinha o poder da magia. Então QUETZCOALT voltou para a Terra e espalhou estas sementes, que eram de cacau, pela região dos astecas dando origem à árvore. Vários anos se passaram e o imperador MONTEZUMA ofereceu cacau e chocolate ao explorador espanhol Fernando Cortez, que foi confundido com um deus pelas suas vestes, por ter chegado através do mar pelo lado de onde nasce o Sol e por vir montado num cavalo. Numa carta ao rei espanhol, este explorador comentou que, conforme as propriedades de um líquido amargo, os soldados andavam durante um dia inteiro sem precisar comer outros alimentos. Desta forma, Cortez decidiu difundir o chocolate na Espanha .

Lenda do Deus QUETZCOALT – Segunda Versão
Conta esta outra lenda que, no México, o deus QUETZCOALT perdeu seu reino e fugiu para Yucatan em uma jangada feito de cobras, porém jurou voltar e recuperar o seu trono. Esta história sempre acompanhou os astecas e, por coincidência, existia uma profecia feita pelos astrólogos que falava da vinda de um rei de pele branca em 1519, que iria libertar o seu povo. Por incrível que pareça, naquele mesmo ano, desembarcou em território mexicano o espanhol Hérnan Cortez, iniciando uma verdadeira revolução. O imperador Montezuma II pensou que Cortez era a reencarnação de QUETZACOALT e por isto este explorador foi recebido com festas regadas com muito chocolate servido em taças de ouro. Na realidade, Cortez não gostou da bebida mas ficou interessado no grande valor de chocolate para os astecas. Quando voltou a Espanha , ele convenceu o rei Carlos V a executar uma plantação de cacaueiro para trocar as suas sementes por ouro. Esta idéia foi bem sucedida, porém não satisfez a ganância de Cortez. Algum tempo depois, o explorador invadiu o México, matou o imperador Montezuma e transformou o lugar em uma colônia espanhola .
Share |

Lendas do Chocolate: Maias

Lenda: é uma história, um conto imaginativo, onde é possível conhecer as tradições e o comportamento de um povo. As lendas do chocolate, vêm tradicionalmente dos povos maias e astecas, e temos também as lendas contemporâneas. Lendas Maias:

Lenda da Deusa Maia
Segundo a professora Helena Godoí, de Língua Espanhola e Cultura Hispanoamericana , a lenda mais famosa do cacau é esta : Há mais de mil anos atrás, existia uma deusa maia, que tinha os frutos do cacaueiro em seus cabelos. Então, veio o deus do vento e com um furacão espalhou estes frutos. Assim surgiu a árvore do cacau .


Lenda do Deus Ek Chuach
Conforme esta lenda o deus Ek Chuach precisava se alimentar de chocolate para garantir uma boa colheita ao povo maia. Existem registros que, por volta de 600 A.C., os maias ofereciam aos deus Ek Chuach uma bebida escura e amarga chamada chocolate. Nesta mesma época , 600 A.C. os maias estabeleceram as primeiras plantações de cacau em Yucatan e na Guatemala.

Share |

10 de julho de 2010

Chocolate Quente Italiano

Mais um receita para curtir o friozinho da estação aqui no Brasil.
INGREDIENTES:
02 copos de Leite
02 pedaços de Canela em pau
03 colheres de sopa de açúcar
02 colheres de sopa chocolate em pó (ou à gosto)
02 gemas de ovos
02 colheres de sopa conhaque (opcional)

MODO DE PREPARO:
Numa panela alta, ferva o leite com os paus de canela. A parte, bata as gemas com o açúcar até formar um creme. Reserve. Quando levantar fervura adicione o chocolate em pó dissolvido no copo de leite reservado. Continue mexendo sem parar. Deixe levantar fervura novamente. Retire do fogo acrescente o creme de gemas, misture, leve ao fogo novamente e deixe levantar fervura, nunca parando de mexer. Retire do fogo e mexa até abaixar. Repita a operação por três vezes, para cozinhar bem as gemas. Vai formando uma espuma.
Opcional: depois de pronto acrescente 2 colheres (sopa) de conhaque.
Obs.: o ponto do chocolate, não pode ficar ralo e nem grosso como fondue. Fica um creme encorpado.
(Fonte:homemnacozinha.com.br)
Share |

8 de julho de 2010

Chocolate Retrô... "Chocolate Surpresa"

Chocolate Retrô é nome que usarei quando falarmos de chocolates “antigos”, aqueles da década de 80, e que hoje não são mais comercializados, porém tornaram-se uma referência da infância na época.
O Chocolate Surpresa foi uma linha de chocolates produzida pela Nestlé, lançada originalmente na França e posteriormente no Brasil, mais precisamente no ano de 1983. Destacava-se pelo fato de trazer sempre um cromo colorido, geralmente com temas da natureza, contendo uma ficha com detalhes de diversos animais, como o nome popular, família, nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades. Para adquirir o álbum para colar os cromos, bastava enviar uma carta à Nestlé com um certo número de embalagens vazias. Assim, a Nestlé manteve o produto por mais de 15 anos no mercado brasileiro.
Cada chocolate vinha no tradicional formato retangular, trazendo ainda um animal em alto relevo na barra. Por vezes esse alto relevo causava a ilusão de que alguns animais, como o hipopótamo, poderiam trazer mais chocolate, apesar da gramatura do produto ser a mesma para todos os casos. Contudo, por vezes o produto era adquirido por crianças e adolescentes que estariam mais interessados nas figurinhas do que no chocolate propriamente dito. Todos os álbuns eram compostos de trinta cromos, com exceção do primeiro, que teve apenas vinte.
Conheça os álbuns e seu ano de circulação:

1983 Animais de todo o mundo
1984 Animais do Pantanal
1985 Maravilhas do mar
1986 Animais da Amazônia
1987 A fantástica Mata Atlântica
1988 Litoral e ilhas oceânicas
1989 Campos e cerrados
1991 Sertões
1992 Cães de raça
1993 Dinossauros
1995 Viagem surpresa ao fundo do mar
1998 Viagem espacial
1999 Shows da Natureza
2000 Guia dos curiosos

Quem se lembra desse chocolate? Os cards eram graciosos e o chocolate... delicioso!
(Fonte: Wikipédia - Foto: http://www.motoca.net/)
Share |

Chocolate em pó, Achocolatado em pó, Cacau em pó

A diferença está na composição. Cada tipo, de chocolate em pó, possui uma quantidade diferente de cacau. Conheça cada um:
Chocolate em pó = É composto por Cacau alcalinizado ou lecitinado, açúcar e aroma de baunilha. Tem sabor forte, apesar do açúcar, é um pouco amargo. Ideal para fazer bolos e sobremesas.
Achocolatado = Contém: Açúcar , malto-dextrina , leite em pó, soro de leite em pó, cacau lecitinado, aroma de chocolate. A quantidade de cacau é bem pequena, por isso é mais doce. Muito utilizado em chocolate quente.
Cacau em pó = Esse não contém açúcar, é amargo, de cor intensa o que dá mais tom à receita.
Share |

6 de julho de 2010

Desejo de Hoje: Chocolate!

Desejo concedido!
O desejo por chocolate pode ser sentido a qualquer momento, alguns sentem todos os dias, outros raramente, outros nem se lembram do chocolate... O desejo surge por vários motivos, saciar a vontade de um doce, suprir uma carência sentimental, enganar a ansiedade, e até mesmo abater uma depressão. Ceder a esse desejo é satisfazer a vontade com toda apreciação que o chocolate merece... Mas se quiser combater esse desejo, conte até dez... tome uma água, pense numa fruta, e se mesmo assim continuar desejando... coma um chocolate! Não passe vontade não...
Share |

Por que me tornei uma Blogueira?

Ganhei esse selinho, da minha amiga Mônica, do blog "Deusas e Fadas", ele veio acompanhado por uma pergunta.... – Porque me tornei uma blogueira? E como regrinha, passar para 04 Blogueiras responderem.
O blog Arte em Chocolates nasceu por acaso... De início eu queria divulgar meus chocolates na internet, (confecciono trufas, bombons, etc), e tinha pensado em fazer um site, pesquisei, e nada me agradou! Foi quando pensei na idéia do Blog. E comecei, assim, na época da Páscoa divulgando meus chocolates. Quando a Páscoa acabou, e agora? O que fazer com o Blog? Comecei a postar sobre a história do chocolate, os tipos de chocolates, e as idéias foram chegando, foi quando percebi o quanto o assunto “chocolate” é extenso, seja na sua história, nas receitas, curiosidades, enfim, meu objetivo tomou outro rumo e estou adorando. Mudei a cara do blog com novo layout, personalizei e aí está, à disposição dos apaixonados pelo chocolate... Procuro passar através dos posts todo carinho com a qual faço minhas pesquisas, meus textos e fico imensamente feliz quando alguém me diz: - o seu blog tem cheirinho de chocolate!
Ahhhh... querem saber se eu gosto de chocolate? Amoooooooooo.... E também, tenho conhecido pessoas maravilhosas que só acrescentam em minha história. Obrigada pelo carinho de todos os apaixonados por chocolate, que por aqui passeiam...
Repasso o selinho para:
- Gaspas - Acuadoiro
Share |

5 de julho de 2010

Museu do Chocolate em Paris

Foi inaugurado em março desse ano, 2010, o Museu do Chocolate, Choco-Story, em Paris, na França. O Museu mostra, detalhadamente, a origem e a evolução da fabricação do chocolate e apresenta uma grande coleção de objetos que serviram na transformação do cacau. O Centro de demonstração, revela os segredos, para os visitantes, de um chocolate brilhante e conta também um espaço para degustação onde é possível provar chocolates de diversas origens. O Museu oferece cursos sobre chocolates e oficinas infantis.
O Choco-Story está aberto de segunda a domingo, das 10 às 18h, e a entrada custa aproximadamente € 9.
Endereço: 28 Boulevard Bonne Nouvelle, Paris 10 - Metrô: Bonne Nouvelle ou Strasbourg Saint-Denis.
- Ônibus: linhas 20, 39 ou 48; pára Poissonnière - Good News ou Porte de Saint-Denis
- Free Bus Estacionamento (Drop-off do museu)



Mais detalhes: www.museeduchocolat.fr
(Fonte: www.conexaoparis.com.br )
(Fotos: Osimar, um guia brasileiro em Paris.)

Share |

2 de julho de 2010

Trufas

Trufa de chocolate é um tipo de bombom, onde é colocado um recheio feito geralmente de chocolate e creme de leite que são os principais ingredientes, e podem ser colocados outros itens como: côco, morango, maracujá, noz ou gotas de licor, ente outros, ou então apenas o recheio de chocolate puro. Na sua versão original, os recheios são cremosos e modelados na mão, como brigadeiros, cobertos por chocolate e banhados no chocolate em pó ou canela. Atualmente, já existem fôrmas próprias, de silicone ou pvc, em vários tamanhos, que torna a confecção da trufa, muito mais prática e rápida, porém elimina o banho do chocolate em pó.

Recebeu este nome em analogia a trufa, um cogumelo subterrâneo que é consumido há mais de três mil anos, devido ao seu tamanho, cor e pelo fato de que ao ser recolhido vir envolto em terra, assim como a trufa de chocolate é envolta em cacau em pó.

São consideradas um símbolo refinado de cortesia e elegância. Uma combinação, realmente, dos Deuses.
Share |