Feliz Páscoa!

Feliz Páscoa!

30 de setembro de 2010

Você Sabia...? (2)

Além de saborear os chocolates, sempre existe uma pergunta, uma dúvida, uma curiosidade, enfim, mais um texto sobre tudo aquilo que você queria saber mas não teve tempo de perguntar, pois estava comendo aquele último bombom da caixa...

... Chocolate faz bem para a saúde? Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

... Qual quantidade de consumo recomendada por dia? A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura.

... Qual o mais e o menos calórico? O chocolate amargo e o ao leite têm praticamente as mesmas calorias.

... Quem não deve comer chocolate de jeito nenhum? Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A tosse pode ocorrer como manifestação alérgica, embora não seja comum. A diarréia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo. Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.

... E as crianças podem comer chocolate a partir de que idade? Ele deve ser desestimulado em qualquer idade, devido ao alto teor de açúcar e gordura. Quanto mais cedo a criança começar a comer chocolate, pior. No primeiro ano de vida, as chances de intolerância à lactose (açúcar encontrado no leite animal) são maiores.

... Qual o é o efeito dele na pele? Dá espinha? E dos cosméticos à base de chocolate?
Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate. Já os efeitos de cosméticos e tratamentos para a pele à base de chocolate, disponíveis desde a Antigüidade, são duvidosos. O óleo do cacau hidrata a pele apenas superficialmente, podendo ser usado em peles
ressecadas ou envelhecidas, embora existam produtos mais eficazes.

... Por que se diz que os chocolates belgas, franceses, suíços e venezuelanos são tão superiores aos brasileiros? Países europeus, como Bélgica e Suíça, não plantam o cacau que utilizam. Sua fama de fazer bons chocolates decorre dos grãos utilizados, da tecnologia empregada e da tradição –os suíços foram os primeiros a fabricar chocolates ao leite, e os belgas lideram o mercado de produtos voltados a profissionais. Na Venezuela, o grão de cacau é superior ao brasileiro, considerado ácido por alguns.

... Assim como ocorre com o café e o vinho, as características do chocolate podem variar de acordo com o tipo de solo e de clima?
Sim. A quantidade de calor, de umidade, o tipo de solo e a variedade do grão interferem na qualidade do cacau. Assim como acontece com as uvas, uma pequena variação ou um declive do solo pode alterar o aroma, a textura e o sabor do fruto que dará origem ao chocolate. Quando ele é produzido com grãos de uma região específica, é chamado de chocolate de origem. Os grãos cultivados na América costumam ter um sabor mais marcante de frutas, ervas e flores, dependendo da região.

(Fonte:www.glaydsto.wordpress.com - com adaptações)

Share |

29 de setembro de 2010

Música e Vídeo: Chocolate - Luan Santana

Quem conhece Luan Santana? Um jovem brasileiro super talentoso que está deixando as meninas malucas por onde passa. E como o assunto é chocolate... uma música perfeita e super bonita composta pelo próprio Luan. Perfeita, também, para fazer dela, uma carta bombom, então, se estiver apaixonado... aproveite!

Luan Santana
Composição: Luan Santana

De chocolate nosso amor é feito
Então não tem jeito, gruda em mim
Isso não é só Confeti, me abraça enlouquece
Meu vício sem fim...

Alô Doçura, isso é mais que
Uma Serenata de Amor
Com você, tenho a Sensação
Que o nosso Lance é para a vida inteira

Seu olhar é o meu Sonho de Valsa
É o doce que eu sempre quis,
Meu Prestígio é estar com você
E pedir sempre Bis.

Você é mais preciosa
E bem mais brilhante
Que um Diamante Negro
Penso em você todo tempo
E nesse seu Talento
De me fazer feliz

De chocolate nosso amor é feito
Então não tem jeito, gruda em mim
Isso não é só Confeti, me abraça enlouquece
Meu vício sem fim...

Isso não é só Confeti, me abraça enlouquece
Meu vício sem fim...

Share |

28 de setembro de 2010


"Poemas são Chocolates com pozinhos de Magia."
(Autor Desconhecido)
Share |

27 de setembro de 2010

Chocolate Quente com Gemada


A Primavera aqui em São Paulo começou com chuva, e para acompanhar essas noites fresquinhas (para não dizer frias...rs) uma receita de chocolate quente, dessa vez com gemada.


Ingredientes

1 tablete (80grs) de chocolate meio amargo
1 xícara (chá) de água
1/4 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de leite
2 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Derreta o chocolate com a água em fogo muito brando, mexendo bem, até que a mistura fique uniforme.
Junte o açúcar e deixe ferver por 4 minutos, mexendo sempre.
Aos poucos, acrescente o leite e aqueça bem.
Coloque num bule e mantenha aquecido.
Separe as gemas das claras.
Bata as claras em ponto de neve.
Bata as gemas, adicione aos poucos o açúcar e continue batendo até obter um creme esbranquiçado e fofo.
Junte as claras batidas, mexendo delicadamente para não perder o volume.
Coloque numa tigela e sirva às colheradas sobre o chocolate quente já servido na xícara.
Rendimento: 6 porções
Share |

26 de setembro de 2010

Como é feito o Chocolate?

Bom dia!!! Adoro quando recebo e-mails e comentários com perguntas e pedidos sobre esse mundo tão delicioso que é o Chocolate. E hoje, respondendo a pergunta e o pedido de ajuda de um visitante, trago um resumo de como é feito a fabricação do chocolate, mas me refiro a fabricação antes de chegar nas lojas em forma de barras e tabletes. Espero que gostem e por favor, continuem escrevendo.
1- AMÊNDOA DO CACAU: A confecção do chocolate tem o seu início nas fazendas de cacau. Lá as amêndoas ou sementes dos frutos são retiradas. Elas são as principais matérias-primas do doce. Cada cacau possui de 20 a 50 sementes, com alto teor de gordura e água. Por isso, elas precisam secar ao sol durante oito dias.
2- TORRAR: Depois de secas, as amêndoas são levadas à fábrica e passam pela Máquina de torrefação. Lá acontece um processo de aquecimento que elimina toda a umidade e contribui para o desenvolvimento da cor, aroma e sabor.
3- TRITURAR: Em seguida as sementes são resfriadas e encaminhadas para o triturador, que retira a casca das amêndoas.
4- MOER: Depois de secas, as amêndoas são levadas à fábrica e passam pela máquina de torrefação. Lá acontece um processo de aquecimento que elimina toda a umidade e contribui para o desenvolvimento da cor, aroma e sabor.
5- PRENSAR:
Em seguida, a massa passa pela máquina da prensagem, que separa o ingrediente em dois produtos: o primeiro é a manteiga de cacau que será reintroduzida na próxima etapa. A segunda é a torta de cacau. Parte dela é dissolvida e misturada ao açúcar para se fazer o chocolate em pó. A outra porção é resfriada e quebrada em tabletes, usados na fabricação do chocolate.
6- MISTURAR: Grandes misturadores homogenizam e transformam a mistura em uma pasta. Na produção do chocolate preto, a torta e a manteiga de cacau recebem açúcar e leite, formando a massa de chocolate tradicional. Já o meio amargo leva todos os elementos, menos o leite. E o branco é feito apenas com manteiga de cacau, açúcar e leite.
7- REFINAR: Todos os chocolates passam pelos cilindros de refinação, onde os cristais de açúcar da mistura são triturados e quebrados em pequenas partículas. É isso que deixa a textura do doce melhor e sua consistência mais mole. Nesse processo se determina a qualidade do chocolate.
8- CONCHAR: Aparelhos mantêm a massa em movimento, retirando a acidez e umidade do chocolate. Depois ele segue para um outro instrumento com o objetivo de fazer o doce passar por diversas trocas de temperatura. Nele, cristaliza-se a manteiga de cacau e deixa a pasta na consistência ideal para ser moldada.
9- PRODUTO FINAL: MOLDAGEM: A pasta de chocolate é colocada em fôrmas para que adquira o aspecto desejado. Nas barras crocantes são adicionados recheios de castanhas, de amêndoas ou flocos de arroz antes de encherem as fôrmas. Depois os chocolates são resfriados até ficarem sólidos e estarem prontos para a embalagem automática.

Esquema básico para a fabricação de chocolate
1- INGERDIENTES: Amêndoas de cacau, açúcar e leite.
2- MISTURA OU MALAXAÇÃO Grandes misturadores homogenizam e transformam a mistura em uma pasta.
3- REFINO O produto passa por cilindros metálicos que reduzem as partículas de cacau e de açúcar para que o chocolate fique macio.
4- CONCHAGEM Nessa fase a massa recebe nova adição de manteiga de cacau e é revolvida continuamente, desenvolvendo o aroma e o sabor do chocolate.
5- CHOQUE TÉRMICO ou temperagem. massa é submetida a um período de espera, seguido de resfriamento e novo aquecimento. Ele será derretido no ponto para a moldagem.
6- MOLDAGEM A massa é adicionada em fôrmas especificas. Elas são posicionadas em esteiras, submetidas a vibrações que eliminam bolhas de ar no interior da massa. Depois as fôrmas passam por um túnel de resfriamento para que os tabletes adquiram a consistência sólida. Após desmoldados, os tabletes seguem em esteiras para o acondicionamento automático.

(Fontes: Nestlé e "Pequeno Dicionário da Gula", Márcia Algranti, Editora Record)
Share |

25 de setembro de 2010

Feliz Primavera!

A Primavera já está aí! Cheia de energia e sabor...
Feliz Primavera! Feliz flores! Feliz Bombons!
Um ótimo final de semana a todos!
Share |

Cupcake de Chocolate



Cupcake, também conhecido como bolo das Fadas, um bolinho projetado para servir uma pessoa. Uma sensação que invadiu o mundo. Em charmosas apresentações, coloridos, recheados e também de chocolate!
E para os habilidosos com a cozinha, uma receita para se divertirem!
Ingredientes:
1/2 xícara de chocolate em pó
1 1/2 xícara de açúcar
300g de manteiga amolecida
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
10 gotas de extrato de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Ingrediente para a cobertura
2 colheres de sopa de açúcar de confeitar

Modo de fazer
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare a forma: Unte uma forma especial para cupcakes ou se preferir pode usar forminhas de papel especiais para cupcake (elas tem o fundo maior) dentro da forma de metal ou silicone. Facilita para desenformar e lavar. DICA: Polvilhe um pouco de farinha de trigo ou chocolate em pó sobre as forminhas de papel para soltarem dos bolinhos mais facilmente.

Prepare a massa: Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente os ovos um a um sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Depois acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois vá colocando alternadamente o leite e o chocolate em pó até que fique bem homogênio. Por último, para evitar que pequena bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o fermento em pó e o bicarbonato de sódio com um coador pequeno. DICA: O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando os bolinhos bem escuros.

Asse os cupcakes: Encha a forma previamente untada ou as forminhas de papel um pouco acima da metade. Tome cuidado para não encher demais, pois os cupcakes irão crescer quando assar. Ponha no fôrno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 15 a 20 minutos dependendo do fôrno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para desenformá-los. Se assá-los nas forminhas de papel, basta apenas retirá-los. Espere os bolinhos esfriarem para peneirar um pouco de açúcar de confeitar por cima, caso contrário o açúcar derreterá. DICAS: Verifique se os cupcakes estão bem assados com um palito. Espete-o no meio do bolinho, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto os cupcakes estão assando. Isso pode solá-los, ou seja, não crescem direito e ficam com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de 10 minutos.
(Fonte:www.muitogostoso.com.br)
Share |

23 de setembro de 2010

Sonhando com Chocolate


O alimento é tão gostoso, que nem dormindo a gente esquece. Um estudo sobre sonhos com Chocolates, revela que: Sonhar com chocolate é sinal de que tudo está bem com sua saúde, qualquer distúrbio será de curtíssima duração. Se você preparava esta bebida é certo que, no campo amoroso o momento é extremamente positivo. Comer ou beber chocolate em sonho, prepare-se para uma pequena, mas proveitosa, viagem. Preparar iguaria com chocolate, alguém que está afastado do seu convívio voltará logo. Quando quem sonha compra ou vende chocolate é sinal de que deverá contar com a simpatia e o apoio de pessoa muito influente. Presentear ou ser presenteado com chocolate, perspectivas animadoras no setor profissional. Entornar chocolate, tenha cuidado para não perder uma excelente oportunidade. Bons Sonhos!
Share |

20 de setembro de 2010

Pra começar o dia...

Bom dia e uma linda semana!
Share |

19 de setembro de 2010

Livro: A Dieta dos Chocólatras

Hoje trago uma sugestão de leitura muito saborosa e divertida!
Um livro com dicas de sobrevivência nos momentos de estresse:
1) respire fundo,
2) conte até 10,
3) coma chocolate.
Quando as quatro participantes do Clube das Chocólatras convocam um encontro de emergência, elas pulam direto para a terceira dica. Segundo o News of the world: “Um conselho antes de você iniciar este livro: é melhor já ir deixando um estoque bem grande de chocolate ao seu lado. Uma história cativante que levará você a acreditar novamente na amizade e no amor.”
Autor: Carola Matthews. Disponível em todas as livrarias.
Boa leitura!
Share |

18 de setembro de 2010

Carta Bombom - Mais Sugestões

A Carta Bombom é e sempre será um sucesso. Para quem não conhece, a carta bombom é montada dentro uma caixa ou papel cartão com frases e palavras que são substituídas por pequenos chocolates, por exemplo: " Você brilha mais que um diamante" no lugar da palavra "diamante" coloca-se uma barrinha de chocolate "diamante negro".
Mesmo que os chocolates precisem ser substituídos (pois alguns não são mais fabricados), novas idéias vem surgindo e o encanto do presente continua intenso e cheio de ternura.
Tenho recebido pedidos com mais modelos para as cartas. Espero que gostem e prestigiem alguém especial. Afinal, a carta bombom é um presente que poder dado a qualquer momento, pois não é preciso um dia especial, todo dia é um dia especial.

Para ver o passo a passo e sugestões de cartas já publicadas, clique Aqui.

MODELO 1
Querido(a), tenho a "SENSAÇÃO"
De estar te amando cada vez mais.
Usei todo o meu "TALENTO" para conquistar você.
Saiba que fiquei muito feliz com o nosso "LANCY" que invade a cada dia o meu coração.
Pois vc para mim, é mais que um "DIAMANTE NEGRO"
E o seu "PRESTÍGIO" comigo é sempre muito alto.
E quando estamos juntos hãããããããã...
Sinto um delicioso gostinho de
"BIS" "BIS" "BIS "BIS"
Te Amo!!

MODELO 2
Você é uma... [tentação]
Você é lindo como um... [diamante negro]
Você me faz tão feliz que eu quero mais ... [bis]
Fiquei tão encantado (a) com aquela [serenata de amor]

MODELO 3
Gosto de "SERENATA DE AMOR" em noite de lua cheia.
Se você tem "TALENTO" ou é romântico com eu, que tal me fazer este agradinho!?
Para mim, você é como um "DIAMANTE NEGRO", raro, precioso, me dá "PRESTÍGIO".
É "SURPRESA" ter te conhecido, pois neste muito tão perdido poucos merecem destaque.
"OURO BRANCO" de minha vida, você reluz mais que pedras preciosas e me faz ter sonhos, "SONHO DE VALSA". Quando se consegue realizar desejos é tão bom, melhor ainda quando estes se realizam com você, juntinho de ti, sempre se pede "BIS"!!!!!!!!!!

(Autor Desconhecido)
Share |

16 de setembro de 2010

Museu do Chocolate na Alemanha

Museu do Chocolate, na Rheinau-Porto, no coração de Colónia, a maior cidade da Alemanha depois de Berlim, hamburgo e Munique, uma expedição por 3.000 anos da história do chocolate!
Um sonho de Hans Imhoff que nasceu em 1922 no coração de Colónia. Desde a infância, ele era apaixonado pelo aroma de chocolate da fábrica Stollwerck nas proximidades. Bullay an der Mosel foi o lugar que ele começou com o seu próprio bem-sucedida fábrica de chocolate depois da guerra. Mais tarde, ele reabilitou o Stollwerck empresa, uma empresa rica em tradição, e fez dele um líder em campo mais uma vez. Em 1993, ele realizou um sonho de construir "o seu museu de chocolate" no Rheinauhafen Colônia de 53.000.000 marcos alemães. Hans Imhoff faleceu em 21 de dezembro de 2007. Atualmente, o Museu é mantido pela Lindt, considerado o melhor chocolate do mundo.
Milhões de visitantes de todo o mundo têm experimentado o chocolate do Museu. O passeio começa com um documentário sobre a agricultura e da colheita de cacau, cacau em bruto, que pode ser degustado aqui, torna-se o chocolate saboroso e que pode ser visto no museu. De uma bebida de culto dos maias e astecas a uma bebida de luxo para todos. A sala do "tesouro do nosso museu" proporciona-lhe tudo o que você quer saber.
No Museu do Chocolate em Colônia, você pode experimentar todos os aspectos de um dos alimentos mais preferidos do mundo.
Após o passeio fascinante do museu, você pode satisfazer o seu apetite por chocolate.

HORÁRIO
Ter a sex dez horas - seis horas
Sáb, dom, feriados * 11:00-19:00
fechado às segundas-feiras
Última entrada uma hora antes do fechamento

Os preços das entradas
Adultos: 7.50 EUR
grupos de 15 ou mais: 7.00 EUR
visitantes o direito de redução: 5,00 EUR
grupos de 15 ou mais: 4,50 EUR
Família pass: 21.00 EUR
Está entre os dez muses mais visitados da Alemanha. História, cultura e arte industrial. O Museu de Chocolate da Colônia é único!

Para mais informações, clique Aqui.
Share |

Espumante de Chocolate com Café


Um sabor forte e estimulante.

1 xícara de chá de café quente
1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
1 xícara de chá de chocolate meio amargo picado
3 colheres de sopa de açúcar refinado

Para decorar:
Chocolate em pó
Chantilly
Café em grãos
Hortelã fresca

Misture café com creme de leite e leve ao fogo até aquecer bem.
Junte os demais ingredientes e bata no liquificador em velocidade alta por alguns segundos até que a mistura fique homogenea.
Sirva em seguida em taças decoradas com chantilly, chocolate em pó e folhas de hortelã.
Share |

15 de setembro de 2010

O Chocolate Mais Bonito do Mundo

Já trouxe aqui vários posts sobre os melhores chocolates do mundo, o mais consumidos, enfim. Existe também o chocolate mais bonito do mundo, assim foi denominado e não é difícil de concordar.
A Lauden resolveu caprichar na apresentação e criou essas verdadeiras obras de arte.
Essa caixa contém 20 unidades com recheio de vários sabores, como por exemplo menta, caramelo, maracujá e limão, entre outras delícias.
Custa aproximadamente £ 14.00 e pode ser comprado no site da Lauden Fine Chocolate.
Share |

14 de setembro de 2010

Chocolate Gelado Primavera


Para comemorar a primavera que está chegando, uma receita de Chocolate Gelado! Refrescante e saboroso!

01 tablete de chocolate 180gr
01 lata de leite condensado
01 l leite
Gelo à vontade

Aqueça o leite e leve-o para o liquidificador junto com os outros ingredientes. Misture e bem. Sirva com gelo. E ainda, se preferir, coloque chantilly e confeti.

Share |

13 de setembro de 2010

Ilustração de Caixa de Chocolate


Ilustração do Pavilhão Brasileiro, com estufa à frente, na caixa de chocolate da prestigiada Debauve & Gallais.
Share |

Chocolate Vencedor de Desing em Canes


Para reforçar a marca como Top of Mind da categoria e interagir com o público jovem, o chocolate Mars realizou uma ação super interativa. Retiraram temporariamente o logo do chocolate e colocaram à venda cartelas adesivas com letras, acentos e pontuações na mesma tipografia do tradicional logo. Dessa forma, os consumidores podiam personalizar seu chocolate para presentear os amigos. A ação, intitulada Mars Message, fez com que a FHV BBDO de Amsterdã levasse pra casa o Leão de Ouro na categoria de design em Cannes. Assim, além de criarem uma experiência de marca, conseguiram aumentar a preferência do chocolate entre o público-alvo em 4%.
(Texto: Lena Mattar)
Share |

12 de setembro de 2010

Chocolate Customizado


O site Chocomize permite você personalizar a sua própria barra de chocolate Belga. Ideal para quem está na Europa. Eles têm mais de 80 tipos de frutas, ervas e doces para você escolher. Primeiro você escolhe o tipo de chocolate, se quer ele escuro, ao leite ou chocolate branco. Depois você escolhe seus ingredientes dentro de uma variedade enorme de frutas secos, frutas, ervas, doces e até decorações. Dentre as várias opções você pode colocar por exemplo nozes, macadâmia, fatias de manga, manjericão, pimenta, chiclete, skittles, bacon e até flocos de 23 quilates de ouro. O Chocomize também vende chocolates em alguns dos bares mais populares da Europa no caso de você ter problemas para decidir sobre seus próprios ingredientes.
Share |

11 de setembro de 2010

Chocolate Anatômico

Estas delícias são obras do artista Stephen J Shanabrook, que trabalhou em sua adolescência numa fábrica de chocolates e fazia moldes em necrotérios. Esta série de trabalhos se chama “very close to the edge, the forbidden place for artists.” Utilizando materiais e formas comuns geralmente vistas como boazinhas (doces, chocolates e algodão doce), ele traz um significado perturbador, explorando as interseções de desejo, violência, sexo e morte. Tem coragem de comer??
Eu acho meio estranho, mas é de chocolate...

Share |

10 de setembro de 2010

Maçã do Amor de Chocolate


Maçã do Amor... de Chocolate!!! Que maravilha!
Já publiquei a receita há algum tempo, clique aqui para rever.
E hoje, trago algumas idéias para sua festa, ou pra você curtir sozinho mesmo! Assim nao terá que dividir com nnguém...rs
As imagens são do blog Greater Gourmet.

Share |

9 de setembro de 2010

Degustador de Chocolate

Passar o dia experimentando texturas e aromas de cacau e leite e determinar quais serão os melhores chocolates a saírem no mercado: profissão prazerosa para qualquer amante da iguaria. O aprendizado para o cargo é por meio de treinos constantes e cursos rápidos, seja para os profissionais autônomos, para os que provam produtos nas empresas ou para quem degusta por paixão ao chocolate mesmo sem salário.

Um exemplo de degustador de chocolates é Karina Fernandes, engenheira de alimentos, está a três anos na Kopenhagen, a "Disney" dos chocólatras, onde sua função é degustar as guloseimas.
O seu trabalho começa com a análise físico-química e sensorial do liquor de cacau. A esta matéria-prima, é adicionado o açúcar, a manteiga de cacau e lecitina, ingredientes que formam a massa básica para os chocolates da linha. Antes de encarar uma Nhá Benta ou um bombom de licor, os degustadores tomam alguns cuidados, como não ingerir alimentos fortes que podem mascarar o sabor do chocolate e não escovar os dentes. Também não é bom estar com muita fome antes das degustações. Para exercer a função, não basta apenas gostar do alimento, requisito imprescindível, é claro. "É fundamental sensibilidade no paladar e no olfato para diferenciar os sabores ácidos, doce, salgado e amargo, e saber expressar claramente as sensações.” ·.Também fazem parte do seu trabalho viagens aos centros internacionais em busca de novidades e tecnologia. Sobre os paladares, observa – se que o brasileiro gosta de chocolates mais doces, enquanto o europeu prefere os produtos com 90% de cacau (mais amargos).
(Trechos do texto de: Henrique Marques)
Quem gostaria de atuar nessa profissão????
Share |

7 de setembro de 2010

Bolo de Chocolate Cor-de-Rosa



Nas minhas andanças pela net, me deparei com essa receita super linda de se ver e com certeza deliciosa de se saborear. Um bolo de chocolate cor-de-rosa. Do Blog: As Receitas lá de casa, e a G. Maria, me cedeu gentilmente a permissão para publicá-la aqui no meu Blog. Adorei essa decoração. Vamos à receita, lembrando que foi necessário fazer algumas daptações, pois a receita original é de Portugal:

02 xícaras de açúcar
02 xícaras de farinha
05 ovos inteiros
01 xícara de óleo
05 colheres de chocolate em pó
01 xícara de água quente
01 colher de chá de fermento

Massa: Misture o açúcar com os ovos e mexa bem. Misture alternadamente a farinha e o óleo. Adicione o chocolate. Misture a pouco e pouco a água quente. Adicione o fermento. Leve para assar em forno médio por cerca de 01 hora.

Cobertura: deve-se fazer logo que o bolo entre para o forno para ter tempo de esfriar. Aqueça um pouco de leite com uma colher de chá de margarina. Junte uma colher de açúcar em pó. E uma tablete de chocolate ao leite (180gr) partido em pedaços pequenos. Aqueça até derreter o chocolate e desligue o fogo em seguida, deixe esfriar.

A decoração da foto, foi com M&Ms cor-de-rosa. Mas decore à gosto.
G. Maria, obrigada pela sua gentileza.
Confiram outras receitas aqui. E para conhecer a receita original, clique aqui.
(Fonte: www.asreceitasladecasa.blogspot.com- com adaptações)
Share |

6 de setembro de 2010

Chocolate Retrô: Cigarrinhos de Chocolate

(Cigarrinhos Pan)

Para o chocolate retrô de hoje, trago uma polêmica de época. Os Cigarrinhos de Chocolate Pan. Um dos doces que mais fizeram sucesso na geração 80. Produzido pela Organização Chocolates Pan, que ficou conhecida pelos seus "Cigarrinhos de Chocolate", que eram vendidos em uma caixinha que imitava uma cigarreira, com a estampa de um menino branco e outro negro, segurando o cigarrinho de chocolate nas mãos. Essa embalagem permaneceu inalterada de 1952 a 1996, quando o produto foi considerado politicamente incorreto e relançado como Rolinhos de Chocolate, para evitar que as crianças fossem induzidas ao tabagismo. Atualmente, ainda é comercializado, mas com outro nome, Chocolápis.

(Rolinhos Pan)

(Chocolápis)

Chocolates Pan é uma fábrica de chocolates e doces, fundada em 1935 por Aldo Aliberti e seu cunhado Oswaldo Falchero, em São Caetano do Sul, (SP-Brasil). Após a morte de Oswaldo Falchero em 2005, a empresa passou a ser dirigida por suas filhas e genros.
Os produtos mais característicos e conhecidos da fábrica, atualmente, são os confeitos para bolos, e miudezas como moedas, guarda-chuvas e outros objetos de chocolate.
E curiosamente, bem antes da Pan, na época de 1950, a Garoto também fabricou os cigarrinhos de chocolate, com uma embalagem completamente explícita. Um projeto que não deu certo, e hoje, a Garoto possui uma posição de destaque no mercado de chocolates.

(Cigarrinhos Garoto)
Na época, a indução ao consumo de cigarros, era explícita. Felizmente, hoje existe uma política mais determinada à proibição de qualquer tipo de associação de drogas à criança.
Share |

5 de setembro de 2010

Chocolate Quente Cítrico

Uma receita de chocolate quente cítrico e ousado...

Ingredientes
400ml de leite integral
raspas de 1/2 limao siciliano
raspas de 1/2 tangerina ou laranja
3 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de Cointreau

Preparo
Ferva o leite com as raspas e o cacau, quando levantar fervura, desligue, adicione o licor e sirva.

(Carole Crema)
Share |

3 de setembro de 2010

Creme dental sabor Chocolate

Creme dental sabor Chocolate! Uma novidade ideal para as crianças que fogem da escovação.
Só não vale comer a pasta de dente né! rsrs
Pode ser encontrada nos grandes super mercados e perfumarias.
Share |

2 de setembro de 2010

Sundae... de Chocolate!


Sundae é uma das sobremesas mais típicas da família nos Estados Unidos, basicamente consiste de bolas de sorvete cobertas com molho ou xarope, como chocolate, caramelo ou morango, podendo ainda receber cobertura de amendoim ou castanha, cerejas, entre outras.
A origem do termo sundae é um mistério. Várias cidades americanas se dizem como o local de surgimento do verdadeiro sundae de sorvete. Entre estas cidades estão: Ithaca, New York; Two Rivers, Wisconsin; Plainfield, Illinois; Evanston, New Orleans, Louisiana; Cleveland, Ohio; e Buffalo. Mais recentemente, as cidades de Two Rivers e Ithaca tem usado da controvérsia para atrair publicidade em favor do turismo local.
Das muitas histórias de invenção do sundae, a mais comum é a condenação por parte da comunidade protestante de consumo nos domingos (Sunday, em inglês) do ice cream soda e daí a preparação de um substituto popular para consumo neste dia.

O sundae pode ser preparado com sorvete de creme, calda de chocolate, (ou outra de preferência), e cobertura de amendoim granulado. Bom demais!!!
(fonte: Wikipédia)
Share |

1 de setembro de 2010

Vídeo: Chocolate / Marisa Monte

Eu só quero chocolate...

Share |