27 de fevereiro de 2011

Páscoa: Chocolate derretido - como derreter sem erros

Esse post faz farte dos preparativos para Páscoa.
Dicas perfeitas para derreter o chocolate sem erros. Seja para confeccionar bombons, seja para founde, ou simplesmente colocar por cima daquele bolo para um toque super especial.

Não há segredos, basta seguir exatamente como manda a instrução. com o tempo cada um irá adquirir seu próprio jeitinho e fará tudo de olhos fechados.
- No Fogão:
Coloque água em uma panela grande e leve ao fogo. Quando ferver, desligue e coloque dentro da panela, em contato com a água, uma travessa de vidro menor com o chocolate picado. Mexa bem até o chocolate derreter. Se a água esfriar e o chocolate ainda não estiver completamente derretido, repita o processo. Nunca leve o chocolate diretamente ao fogo, pois ele pode queimar e perder completamente o sabor e a cremosidade.
- No Microondas:
Coloque o chocolate em barra em um refratário. Leve ao microondas em potência média por 3 minutos (tempo para barra de chocolate de 01kg). Retire e mexa até o chocolate estar totalmente derretido. Se o chocolate ficar pastoso, leve novamente no microondas por 1 minuto em potência baixa. É possível derreter até 2,5kg de uma vez, para isso aumente o tempo para 4 ou 5 minutos.


- O choque térmico: para o uso do chocolate em receitas não é necessário esfriá-lo, porém para confecção de bombons ou ovos de Páscoa, é preciso dar um choque térmico. Ou seja, deixar o chocolate derretido completamente frio.


Há pessoas que são adeptas ao uso do choque na pedra de mármore, eu particularmente não utilizo, mas se quiser testar, basta derramar o chocolate sobre a pedra e mexer com uma espátula até esfriá-lo por completo e depopis colocá-lo de volta na travessa. Prefiro o modo tradicional, o choque término em água gelada, é só colocar a travessa de chocolate dentro de uma travessa maior com água gelada. Mexer por alguns minutos e está pronto o chocolate derretido.


Qualquer dúvida me escreva!

13 comentários:

  1. EI AMIGA
    Todas as pessoas que encontramos nesta vida,
    com certeza não são por acaso...
    Algumas nos provocam diferentes tipos de
    sentimentos...
    Experimentamos amor, paixão, raiva, alegrias...
    De repente alguém surge em nossa vida, e por
    afinidade ou algo inexplicável, adquirimos por
    essa pessoa um sentimento carinhoso... único.
    São amizades eternas... amigos são preciosidades!
    São laços que criamos e que devemos sempre
    cultivar... Nos dão forças pra continuar!
    Que maravilha este nosso mundo!!!
    Não importa se virtual ou real...
    Sentir, experimentar emoções e ao mesmo tempo
    Amar, pois todos os sentimentos nada mais são do
    que AMOR!
    BJOS

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa, muito legal a sua dica de como derreter o chocolate, irei fazer pela primeira vez e estou com muitoooooo medo...rsrsrs Tomara que dê tudo certo. Bjs e Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Vai ser a 1ª vez que eu vou tentar fazer o ovo de páscoa.Espero que de certo,obrigado pelas dicas,voltarei a escrever para contar se deu certo!BEIJOS---Denise

    ResponderExcluir
  4. Vai ser a 1ª vez que vou tentar fazer ovo de páscoa,obrigado pelas dicas,voltarei a escrever para contar se deu certo!BEIJOS-

    ResponderExcluir
  5. para mim tambem vai ser a primeira vez.....nao sou muito chegado em chocolata mas meus filhos doidos..por isso resolvi fazer uma brincadeira com eles valeu pela dica..DIMAS mogi das cruzes SP.

    ResponderExcluir
  6. para mim tambem vai ser a primeira vez.....nao sou muito chegado em chocolata mas meus filhos doidos..por isso resolvi fazer uma brincadeira com eles valeu pela dica..DIMAS mogi das cruzes SP.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!Fiz o choque térmico no chocolate mas depois que tiro da geladeira ele está derretendo e ainda deixei o que sobrou na vasilha ele endureceu.O que devo fazer???Posso colocar no micro-ondas de novo???Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!Fiz o choque térmico no chocolate mas depois que tiro da geladeira ele está derretendo e ainda deixei o que sobrou na vasilha ele endureceu.O que devo fazer???Posso colocar no micro-ondas de novo???Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Oi, derreti o chocolate em banho maria e ele endureceu e nao quer mais derreter, vc sabe o que poderia resolver?
    Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provável que você tenha deixado cair água no seu chocolate, chocolate e agua são inimigos.

      Excluir
  10. Olá, eu fiz sua técnica e deu certo mas em 5 minutos ele começou a engrossar.. Assim, não consegui trabalhar com o pão de mel, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  11. Olá, fiz esse processo mas começou a engrossar depois de 5 minutos.. Não consegui mais usar-lo pois colocava no microondas e não amolecia :/ .
    O que posso fazer? Ajude-me

    ResponderExcluir

Obrigada por registrar sua visita!