25 de setembro de 2010

Cupcake de Chocolate



Cupcake, também conhecido como bolo das Fadas, um bolinho projetado para servir uma pessoa. Uma sensação que invadiu o mundo. Em charmosas apresentações, coloridos, recheados e também de chocolate!
E para os habilidosos com a cozinha, uma receita para se divertirem!
Ingredientes:
1/2 xícara de chocolate em pó
1 1/2 xícara de açúcar
300g de manteiga amolecida
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
10 gotas de extrato de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Ingrediente para a cobertura
2 colheres de sopa de açúcar de confeitar

Modo de fazer
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
Prepare a forma: Unte uma forma especial para cupcakes ou se preferir pode usar forminhas de papel especiais para cupcake (elas tem o fundo maior) dentro da forma de metal ou silicone. Facilita para desenformar e lavar. DICA: Polvilhe um pouco de farinha de trigo ou chocolate em pó sobre as forminhas de papel para soltarem dos bolinhos mais facilmente.

Prepare a massa: Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente os ovos um a um sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Depois acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois vá colocando alternadamente o leite e o chocolate em pó até que fique bem homogênio. Por último, para evitar que pequena bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o fermento em pó e o bicarbonato de sódio com um coador pequeno. DICA: O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando os bolinhos bem escuros.

Asse os cupcakes: Encha a forma previamente untada ou as forminhas de papel um pouco acima da metade. Tome cuidado para não encher demais, pois os cupcakes irão crescer quando assar. Ponha no fôrno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 15 a 20 minutos dependendo do fôrno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para desenformá-los. Se assá-los nas forminhas de papel, basta apenas retirá-los. Espere os bolinhos esfriarem para peneirar um pouco de açúcar de confeitar por cima, caso contrário o açúcar derreterá. DICAS: Verifique se os cupcakes estão bem assados com um palito. Espete-o no meio do bolinho, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto os cupcakes estão assando. Isso pode solá-los, ou seja, não crescem direito e ficam com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de 10 minutos.
(Fonte:www.muitogostoso.com.br)
Share |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por registrar sua visita!