29 de junho de 2010

Como conservar o Chocolate

O chocolate possui uma boa validade, pode ser guardado por muito tempo, porém isso é válido apenas para os chocolates puros, chocolates recheados, como bombons ou casca de ovos de Páscoa, possuem menor tempo de validade devido aos ingredientes usados em seus recheios.
Para conservá-los, basta mantê-los em local fresco, sem umidade e sempre envolvido na própria embalagem ou em papel alumínio.
É necessário também que o produto esteja protegido da luz, odores e a uma temperatura uniforme entre os 12º e os 18º graus. Altas temperaturas não são aconselháveis, por isso, não se deve colocar o chocolate em geladeira ou freezer, pois pode alterar a textura, a cor e o sabor do chocolate.
Eu, particularmente, indico o tempo de até 03 meses para chocolates puros, 20 dias para chocolates recheados e 12 dias para chocolates trufados. Lembrando que, chocolates com essências ou bebidas alcóolicas também possuem maior validade, isso ocorre devido ao conservante da essência e ao álcool.
Mas será que alguém consegue guardar um chocolate por tanto tempo? Eu não consigo não.... rsrs.

98 comentários:

  1. Obrigado por essas informações! Valeu
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  2. ANDRÉA,
    ADOREI SEU BLOG, BEM BOLADO E CRIATIVO.PARABÉNS!
    GOSTARIA SE SABER SE PROTEGER DA LUZ, VC QUER DIZER LUZ SOLAR?
    atenciosamente,
    MÁRCIA ANDRÉA

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcia, me referi a luz solar e tb a outros tipos de luzes que aquecem o ambiente. (Por exemplo, deixar os chocolates perto de lâmpadas, luminárias)... enfim. Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. ola adorei seu blog,eu gosto de trabalhar com chocolates mas to sem saber como começar, pq só sei fazer os mais simples tipo bombons e trufas será que da pra começar???

    ResponderExcluir
  5. ola adorei seu blog,eu gosto de trabalhar com chocolates mas to sem saber como começar, pq só sei fazer os mais simples tipo bombons e trufas será que da pra começar???

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adquiri o chocolate da callebaut, e me entregaram ele num caminhãozinho com baú refrigerado, numa caixinha de isopor. Estou na dúvida se devo mantê-lo em geladeira ou não... o que acha???

    ResponderExcluir
  7. Olá Zayra, obrigada pelo contato. Não conheço esse chocolate, depois me conte se é bom tá!
    PAra mantê-lo nao precisa deixar na geladeira não. Vc recebeu no isopor e veio em carro refrigerado, para não correr nenhum risco durante o transporte, e até mesmo expô-lo sob temperaturas altas e danifica-lo ou derretê-lo.
    Um ótimo final de semana. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde!
    Fui a uma empresa a fim de estudar e desenvolver um trabalho academico, vi algumas irregularidades lá, mas dentre todas as coisas o que mais me chamou a atenção foram os chocolates ja prontos e embalados e dentro das caixas, vi uma reportagem recentemente informando que refrigerantes ja prontos tem que ficar em uma certa altura de aproximadamente 5 metros do chão para sua melhor concervação... O chocolate também precisa de algum cuidado especial como este mesmo estando ja em caixas?

    ResponderExcluir
  9. vou fazer bomboms para um casamento...mais pela quantidade..farei 2 dias antes...onde devo armasenar os bombons prontos?? e quando ponho na geladeira o chocolate fica suado...pq???

    ResponderExcluir
  10. OLÁ!!
    VOU FAZER CHOCOLATES PARA UM CASAMENTO, E PELA QUANTIDADE VOU COMEÇAR A FAZER 2 DIAS ANTES...COMO FAREI PARA ARMAZENAR?? E PQ TODA VEZ QUE PONHO NA GELADEIRA O CHOCOLATE FICA SUADO??
    JÁ TENHO UMA ENCOMENDA DE MORANGO BANHADO NO CHOCOLATE...COMO FAÇO PARA CONCERVAR TAMBÉM???
    DESDE JÁ AGRADEÇO??

    ResponderExcluir
  11. Gabriela cristina dos.santos17 março, 2014 07:08

    Mas quando o tempo estiver mto quente,pode colocar dentro da geladeira? E qundo os bombons for de.frutas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite queria fazer pirulitos de chocolate p festa do meu filho mais falfa 25 dias posso fazer? E.como guarda

      Excluir
  12. Olá,gostei do seu blog eu vendo barras de chocolates mas eles estão derretendo o que faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Precisa armazenar em local seco e arejado. Para não perder essas barras, deixe 10 min na geladeira e depois coloque em local arejado. Boas vendas!

      Excluir
  13. olá,amei o seu blog
    Eu estou vendendo barras de chocolate,só que eles estão se derretendo,o que eu faço?
    Agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Precisa armazenar em local seco e arejado. Boas vendas!

      Excluir
  14. Vou fazer ovos de Páscoa recheado.. posso fazer dias antes as cascas e deixa las prontas depois ir recheado conforme a encomenda do cliente? Se sim até quanto tempo antes posso deixar pronto as cascas puras? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode fazer com antecedência sim! Até uns 30 dias antes. O chocolate sem recheio de uma boa durabilidade. Boas vendas!!!

      Excluir
    2. Mas obde deixo??? Dentro da geladeira???

      Excluir
    3. Pode deixar so as casquinhas das trufas fora da geladeira por quanto tempo ?

      Excluir
  15. Olá! Pretendo fazer ovos recheados com sorvete. Se fizer a casquinha, rechear com o sorvete e levar ao freezer para congelar pode dar algo errado? Como deve ser o processo?

    ResponderExcluir
  16. Olá quero fazer os bombons do meu casamento porém tenho dúvidas de quanto tempo antes posso fazer e como armazenar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho vai casar de 27 de abril quantos dias antes poço fazer 1000 bombons

      Excluir
  17. Olá! Estou com umas caixas de bombom da Nestle e preciso guardar por uns 20 dias .. Onde posso deixar sem que prejudique os Bombons ??

    ResponderExcluir
  18. Ola! Estou Com Umas Caixas De Bombom Da Nestle, Preciso Guarda-las Por Uns 20 Dias.. Como e Onde Posso Guardar Sem Que Prejudique Os Bombons ??

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Fiz alguns ovos de Páscoa este ano, e sobrou aproximadamente 1kg de barra de chocolate. Embalei a barra na própria embalagem, vedei com papel filme e coloquei na prateleira, mas estou com uma vontade tremenda de coloca-la na geladeira.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Fiz alguns ovos de Páscoa este ano, e sobrou aproximadamente 1kg de barra de chocolate. Embalei a barra na própria embalagem, vedei com papel filme e coloquei na prateleira, mas estou com uma vontade tremenda de coloca-la na geladeira.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  21. Olá essas trufas, com recheio de leite condensado e fruta dura quantos dias fora da geladira. Ou também e bom ir na geladeira!

    ResponderExcluir
  22. Olá, moro no Espírito Santo, é mto quentes aqui,tenho que fazer 1000 bombons para a festa do meu filho, vou usar chocolate fracionado, onde é como posso armazenar os bombons e por quanto tempo antes??? Caixa de papelão ou tupperware? ? Geladeira ou armário?? Aqui dias normais faz 32°na sombra

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, estou com uma dúvida, vou fazer os bombons para a festa do meu bb ,quanto tempo antes posso fazer os bombons, como armazenar ???geladeira ou armário? ?caixa de papelão ou tupperware? ?o aniversário é dia 19/11 comprei chocolate fracionado,moro no Espírito Santo (quente pra caramba)vou fazer recheio de brigadeiro, beijinho e leite ninho

    ResponderExcluir
  24. Olá, moro no Espírito Santo, é mto quentes aqui,tenho que fazer 1000 bombons para a festa do meu filho, vou usar chocolate fracionado, onde é como posso armazenar os bombons e por quanto tempo antes??? Caixa de papelão ou tupperware? ? Geladeira ou armário?? Aqui dias normais faz 32°na sombra

    ResponderExcluir
  25. Olá. Faço Ovo de páscoa trufados.. faltam 40 dias. Já posso produzir? E como devo manter? São recheios caseiros. Como brigadeiro por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não, não faça agora. Ainda é cedo e os receios podem estragar. Principalmente os recheios que levam creme de leite.
      O ideal é fazer os recheados com no máximo 7 dias de antecedência. e colocar mais 07 dias de validade.

      Excluir
  26. Olá fiz ovos de Páscoa de colher e gostaria de saber onde colocar eles depois de prontos? Na geladeira ou deixar do lado de fora coloquei dentro de uma vasilha tipo tuperware...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o ovo de colher eu costumo fazer um dia antes da entrega. Ou seja, faço a montagem somente 1 dias antes e dou 7 dias de validade para garantir a durabilidade. Colocar em tupperware garante a preservação do recheio.

      Excluir
  27. Olá, eu posso fazer as casca do ovo,ir armazenado para depois rechear? Pois tenho muitas encomendar e queria adiantar.

    ResponderExcluir
  28. Olá boa noite estou querendo fazer ovos de Páscoa e estou pensando em fazer as casquinhas antes gostaria de saber como.o posso armazenar? Em caixas de isopor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEsculpe e demora, eu tb estava na produção de ovos de páscoa. Mas fica a dica para a próxima. Pode armazenar sim.

      Excluir
  29. Olaa! Vou fazer ovos! Gostaria de saber se posso começar a fazer as cascas e embalar no papel alumínio e guardar dentro de um isopor ou tapauer. Dentro ou fora da geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe e demora, eu tb estava na produção de ovos de páscoa. Armazene sempre fora da geladeira para não perder o ponto do chocolate.

      Excluir
  30. Ola vou fazer as cascas do ovos como devo reservar para rechear! Embalar o papel alumínio e deixa em uma tapauer! Isso dentro ou fora da geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe e demora, eu tb estava na produção de ovos de páscoa. Armazene sempre fora da geladeira, em local seco e fresco.

      Excluir
  31. Oi estou com muita em comenda de ovos posso fazer antes uso pó de sorvete para os trufados.E brigadeiro industrial guando tempo ele dura .Eu forró o frizzer com papelão e deixo em modo de geladeira uso papelão para forrar para não passar umidade guando tempo dura esses ovos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para recheio industrial pode seguir a validade da embalagem.

      Excluir
  32. Olá esse ano será o primeiro que vou fazer ovos de páscoa. Minhas trufas eu mantenho na geladeira na refrigeração mínima e durabilidade de 15 dias. Os ovos após prontos recheados e embalados eu posso realizar o mesmo processo. Deixar na geladeira na temperatura mínima ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe e demora, eu tb estava na produção de ovos de páscoa. Nunca armazene na geladeira, pois o chocolate perde o ponto e pode ficar esbranquiçado. Armazene sempre em local fresco e seco.

      Excluir
  33. Mas como os recheios tem que ser congelados? Ou podem ficar 7 dias na geladeira? Se congelar, quanto tempo antes e como descongelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe e demora, eu tb estava na produção de ovos de páscoa.
      Não recomendo congelar, o ideal é manter na geladeira por no máximo 5 dias.

      Excluir
  34. Oi, mas com recheios caseiros dentro dá casca tem q ir p geladeira. Pois estragaria sei lá.. poderia me dizer como proceder? Tipo por o recheio balat e ir p geladeira já q são recheios cremosos certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe e demora, eu tb estava na produção de ovos de páscoa. Não é necessário manter na geladeira. O ideal é preparar nas vésperas da entrega e dar 7 dias de validade.

      Excluir
  35. Oi até quantos dias antes dá Páscoa posso fazer ovos recheados .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe e demora, eu tb estava na produção de ovos de páscoa. REcomendo 1 semana.

      Excluir
  36. Olá bom dia fiz uns ovos de colher mas tenho que levar entrega em lugares um pouco longe , estou com medo de estraga o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe e demora, eu tb estava na produção de ovos de páscoa. O ideal é embalar em local seguro, como em caixas. Não há risco de estragar mesmo em locais distantes. Recomendo temperatura fresca.

      Excluir
  37. alguém pode me ajudar ? to fazendo ovo de pascoa trufado e com dois dias em temperatura ambiente fui abrir e ele tem mofo dentro pq isso tá acontecendo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe e demora, eu tb estava na produção de ovos de páscoa. Provavelmente o creme de leite estava fora da validade. É necessário provar todas as trufas para garantir o sabor. O armazenamento deve ser em local seco e fresco.

      Excluir
  38. vou fazer pilulito personalizado,quero começar a fazer dois dias antes,preciso colocar na geladeira????
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode fazer com 1 semana de antecedência e mantenha em local fresco e seco. Não mantenha na geladeira pois poderá perder o brilho e ainda ficar esbranquiçado.

      Excluir
  39. ola boa noite, os pirulitos de chocolate ao leite devem ir ou nao a geladeira depois de pronto?

    ResponderExcluir
  40. OBRIGADA PELAS DICAS!! VOU FAZER MARMITINHA COM BOMBOM SEM RECHEIO E PIRULITOS ENTÃO POSSO FAZER COM 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA FIQUEI FELIZ VOU FAZER SÁBADO AGORA PARA SÁBADO QUE VEM

    ResponderExcluir
  41. Oi boa noite quero saber vou fazer pirulitos de chocolate para a festa dá minha filha dia 14 de julho sendo q a festa é dia 15 como posso armazenar

    ResponderExcluir
  42. Oi boa noite quero saber vou fazer pirulitos de chocolate para a festa dá minha filha dia 14 de julho sendo q a festa é dia 15 como posso armazenar

    ResponderExcluir
  43. Oi boa tarde gostaria de tirar uma dúvida, coloquei algumas barras de chocolate na geladeira, porque viagei e fiquei com medo de dar formigas.já faz quase dois meses, será que posso retirar?E por quanto tempo pode ficar fora até uza-lo. Aguardo respostas obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, com quanto tempo de Antecedência posso fazer as casquinhas dos ovos com chocolate fracionados, e como conserva-los até o dia de rechearlos? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As casquinhas puras tem validade de até 03 meses. Boas vendas! Volte sempre!

      Excluir
  45. Boa tarde, com quanto tempo de Antecedência posso fazer as casquinhas dos ovos com chocolate fracionados, e como conserva-los até o dia de rechearlos? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde, com quanto tempo de Antecedência posso fazer as casquinhas dos ovos com chocolate fracionados, e como conserva-los até o dia de rechearlos? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde, com quanto tempo de Antecedência posso fazer as casquinhas dos ovos com chocolate fracionados, e como conserva-los até o dia de rechearlos? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  48. bom dia!

    Vou produzir brownies e recheá-los com recheio que levará creme de leite (sem fruta) - vc acha que uma durabilidade segura é de 7 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Simmm, uma validade segura é de no máximo 7 dias! Boas vendas! Volte sempre!

      Excluir
  49. Posso guardar bombons de chocolate fracionado sem recheios por 3 meses ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode sim! Chocolate puro, até 3 meses de validade, recheados de 5 a 15 dias,no máximo! Bom trabalho! Volte sempre!

      Excluir
  50. Qual a melhor forma de armazenar as cascas de ovo (fracionado)?

    ResponderExcluir
  51. Bom dia,estou me preparando para fazer os ovos de colher,se eu armazenar fora da geladeira as cascas por 5 dias não vai ficar mole?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe demora, fica a dica para o próximo ano. As cascas devem ser armazenadas fora da geladeira, em local arejado. Elas não derretem! E pode fazer com antecedência maior de 15 ou 20 dias.

      Excluir
  52. Boa noite, ovos recheados com brigadeiro depois de embalados devem ficar dentro ou fora da geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora. Somente 1 semana no máximo! Boa sorte

      Excluir
  53. Oi coloquei a barra de vc chocolatena geladeira ainda presta pra fazer ovo de Páscoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEsculpe a demora, pode sim! Deposi de pronto armazene fora da geladeira em local fresco.

      Excluir
  54. Olá,me ajude! Vou fazer 1000 docinhos para o niver da minha sobrinha dentre eles casquinhas de chocolates e bombons trufados,onde e como posso armazená-los e quantos dias antes posso fazê-los?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  55. Olá,me ajude! Vou fazer 1000 docinhos para o niver da minha sobrinha dentre eles casquinhas de chocolates e bombons trufados,onde e como posso armazená-los e quantos dias antes posso fazê-los?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vou te responder apenas pelos chocolates ok? As casquinhas tem boa durabilidade, você pode fazer com 20 dias de antecedência ou 15 dias. Somente a trufa que vc deve fazer nas vésperas, no máximo 5 dias antes e de preferência 2 dias antes. Trufas tem durabilidade de 7 dias, não pode arriscar. Quando ao armazenamento, coloque em caixas plasticas tipo Tupperware com boa vedação e coloque em local fresco. Não deixe na geladeira pq altera o sabor e a textura, ok! Boa festa!

      Excluir
  56. Olá
    Quantos dias antes da festa posso fazer os pirulitos de chocolate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pirulitos com chocolate ao leite, pode fazer com até 20 ou 30 dias de antecedência. Chocolate puro tem boa durabilidade. Boa festa!

      Excluir
  57. Adorei seu blog. Estou fazendo trufas e gostaria de saber se o recheio que sobrar eu posso armazenar ate quanto tempo?

    ResponderExcluir
  58. Bom dia!
    Duas perguntinhas:
    1) a ganache que vou colocar em copinhos de chocolate posso fazer quanto tempo antes e deixar na geladeira armazenado?
    2) a pasta americana depois de colocar no molde de silicone e retirar leva quanto tempo mais ou menos pra pasta secar em média?
    Obrigada.
    Abraços ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      1. Sugiro no máximo uns 7 dias.
      2. Não trabalho com pasta americana, vou ficar te devendo essa resposta. ME desculpe.
      bjsssss

      Excluir
  59. Oi boa tarde posso colocar o chocolate pra esfriar no congelador?

    ResponderExcluir
  60. Qual a durabilidade da trufa com recheio sem creme de leite

    ResponderExcluir
  61. Olá boa noite vou fazer um pirulitos de chocolate do Mickey e gostaria de saber se alguém sabe me informar quanto tempo e a validade deles pois queria fazer alguns dias antes do aniversário

    ResponderExcluir
  62. Olá boa noite vou fazer um pirulitos de chocolate do Mickey e gostaria de saber se alguém sabe me informar quanto tempo e a validade deles pois queria fazer alguns dias antes do aniversário

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde
    Como armazenar as casquinhas já prontas do ovo de páscoa?
    Posso embrulhar em papel alumínio e quardar em uma caixa bem fechada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!! Você pode armazenar as cascas já embrulhadas com papel chumbo, em um recipiente com tampa de boa vedação. Ou pode armazenar em embrulhar colocando apenas uma folha de seda entre as cascas, também em recipiente com boa vedação. Deixar em local arejado.

      Excluir

Obrigada por registrar sua visita!