21 de junho de 2010

Festas Juninas... com Chocolate sim!

Festas juninas são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João". Conheça a tradição em alguns locais:
No Brasil, as festas juninas são multiculturais, teve sua origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro. Recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Em algumas regiões, se mantêm a tradição de quermesses e danças de quadrilha em torno das fogueiras.
Em Portugal, o São João é festejado com uma intensidade inigualável, sendo que a festa é entregue às pessoas que passam o dia e a noite nas ruas das cidades que são autênticos arraiais urbanos.
Na França, a "Fête de Saint-Jean" (Festa de São João), é comemorada no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira.
Na Polônia, a festa é comemorada dia 23 de junho, chamada localmente 'Noc Świętojańska" (Noite de São João). A festa dura todo o dia, começando às 8h da manhã e varando a madrugada. E uma das características mais marcantes é o uso de fantasias
Na Ucrânia, a festa de Ivana Kupala (João Batista) é conhecida como a mais importante de todas as festas ucranianas de origem pagã, e vai desde 23 de junho até 6 de julho. É um rito de celebração pelo verão, que foi absorvido pela Igreja Ortodoxa. Muitos dos rituais das festas juninas ucranianas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e auto-purificação.
Na Suécia, as festas juninas da Suécia (Midsommarafton) são as mais famosas do mundo. É considerada a festa nacional sueca por excelência, comemorada mais que o Natal. Ocorre entre os dias 20 e 26 de junho. Uma das características são as danças em círculo ao redor do majstången, um mastro colocado no centro da aldeia.
E claro... o Chocolate também está presente nas comemorações juninas, compondo as mesas de guloseimas. Irei postar aqui algumas dessas receitas.
E na sua região, como é a festa junina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por registrar sua visita!