6 de setembro de 2010

Chocolate Retrô: Cigarrinhos de Chocolate

(Cigarrinhos Pan)

Para o chocolate retrô de hoje, trago uma polêmica de época. Os Cigarrinhos de Chocolate Pan. Um dos doces que mais fizeram sucesso na geração 80. Produzido pela Organização Chocolates Pan, que ficou conhecida pelos seus "Cigarrinhos de Chocolate", que eram vendidos em uma caixinha que imitava uma cigarreira, com a estampa de um menino branco e outro negro, segurando o cigarrinho de chocolate nas mãos. Essa embalagem permaneceu inalterada de 1952 a 1996, quando o produto foi considerado politicamente incorreto e relançado como Rolinhos de Chocolate, para evitar que as crianças fossem induzidas ao tabagismo. Atualmente, ainda é comercializado, mas com outro nome, Chocolápis.

(Rolinhos Pan)

(Chocolápis)

Chocolates Pan é uma fábrica de chocolates e doces, fundada em 1935 por Aldo Aliberti e seu cunhado Oswaldo Falchero, em São Caetano do Sul, (SP-Brasil). Após a morte de Oswaldo Falchero em 2005, a empresa passou a ser dirigida por suas filhas e genros.
Os produtos mais característicos e conhecidos da fábrica, atualmente, são os confeitos para bolos, e miudezas como moedas, guarda-chuvas e outros objetos de chocolate.
E curiosamente, bem antes da Pan, na época de 1950, a Garoto também fabricou os cigarrinhos de chocolate, com uma embalagem completamente explícita. Um projeto que não deu certo, e hoje, a Garoto possui uma posição de destaque no mercado de chocolates.

(Cigarrinhos Garoto)
Na época, a indução ao consumo de cigarros, era explícita. Felizmente, hoje existe uma política mais determinada à proibição de qualquer tipo de associação de drogas à criança.

4 comentários:

  1. Andréa, isso é da minha época!!!Eu, meu irmão e os meus primos adorávamos!!Era uma curtição!!Isso me fez dar uma volta ao passado e relembrar como fomos felizes...Amei esse post!!Beijão

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, vc tem para vender?

    ResponderExcluir
  3. Sempre falam do garoto que infelizmente já faleceu. Mas queria saber quem era o outro garotinho que estampava a embalagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! infelizmente não temos informações sobre os garotinhos da propaganda.

      Excluir

Obrigada por registrar sua visita!