9 de setembro de 2010

Degustador de Chocolate

Passar o dia experimentando texturas e aromas de cacau e leite e determinar quais serão os melhores chocolates a saírem no mercado: profissão prazerosa para qualquer amante da iguaria. O aprendizado para o cargo é por meio de treinos constantes e cursos rápidos, seja para os profissionais autônomos, para os que provam produtos nas empresas ou para quem degusta por paixão ao chocolate mesmo sem salário.

Um exemplo de degustador de chocolates é Karina Fernandes, engenheira de alimentos, está a três anos na Kopenhagen, a "Disney" dos chocólatras, onde sua função é degustar as guloseimas.
O seu trabalho começa com a análise físico-química e sensorial do liquor de cacau. A esta matéria-prima, é adicionado o açúcar, a manteiga de cacau e lecitina, ingredientes que formam a massa básica para os chocolates da linha. Antes de encarar uma Nhá Benta ou um bombom de licor, os degustadores tomam alguns cuidados, como não ingerir alimentos fortes que podem mascarar o sabor do chocolate e não escovar os dentes. Também não é bom estar com muita fome antes das degustações. Para exercer a função, não basta apenas gostar do alimento, requisito imprescindível, é claro. "É fundamental sensibilidade no paladar e no olfato para diferenciar os sabores ácidos, doce, salgado e amargo, e saber expressar claramente as sensações.” ·.Também fazem parte do seu trabalho viagens aos centros internacionais em busca de novidades e tecnologia. Sobre os paladares, observa – se que o brasileiro gosta de chocolates mais doces, enquanto o europeu prefere os produtos com 90% de cacau (mais amargos).
(Trechos do texto de: Henrique Marques)
Quem gostaria de atuar nessa profissão????

9 comentários:

  1. Deve ser um trabalho muito aborrecido :P hihihi... Tou na profissão errada!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá , eu chamo Marcely e me interessei bastante pela profissão , não só pela minha paixão por chocolate mais também por que estou procurando uma profissão para seguir , mas na minha opinião eu tenho que me interessar pelo que faço para depois exercer a profissão ,gostaria que você me orientasse aonde procurar lugares onde eu posso saber mais , como aonde cursar , area de trabalho , salario etc. ! Se Puder me ajudar eu fico muito agradecida !

    ResponderExcluir
  3. - Gaspas, imagine.... que chato deve ser passar o dia degustando chocolates......rsrsrs. bjs.

    - Marcely - para aprender a degustar, é preciso treinar e apurar os cinco sentidos, principalmente a visão, o olfato e o paladar, para identificar e denominar aromas e gostos.
    Infelizmente, não há cursos específicos para formar degustadores em geral, apesar do crescente interesse. Degustar é, antes de tudo, uma profissão para autodidatas. O aprendizado acontece com treino constante e com cursos rápidos, seja para os profissionais autônomos, para aqueles que provam produtos nas empresas ou, simplesmente, para quem degusta por hobby. Existem cursos rápidos aplicados por empresas do ramo, no formato de workshops. Fique atenta, assim que eu tiver informação de algum desses cursos, farei uma postagem comunicando. Boa sorte! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. amei essa profissão. vou pensar muito para ver se eu faço essa profissão ou tento outra coisa.

    ResponderExcluir
  5. Interessante esa profissão. Não sou muito fã de chocolate e prefiro os mais amargos.Também acho que o brasileiro gosta muito de açúcar.

    Detalhe: achei esse blog lindo! Que página delicada...quase posso sentir o cheiro de chocolate!Até eu fiquei com vontade de beliscar alguma coisinha...rs
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Essa é a profissão que eu queria!!!Gosta de sentir e provar,cheirar e me deliciar com coisas e produtos bons!!!

    ResponderExcluir
  7. Essa é a profissão que eu queria!!!Gosta de sentir e provar,cheirar e me deliciar com coisas e produtos bons!!!

    ResponderExcluir
  8. Convidamos os blogueiros e degustadores para participar da nossa Equipe de Café Gourmet Remunerado de Ganhos ilimitados. Faça o cadastro no site www.ferreiracafe.com.br/wiltonribeiro

    ResponderExcluir
  9. ola boa tarde gostaria de saber se vc conhece algum lugar que tem curso para ser degustador de chocolate aqui no rio de janeiro aguardo a resposta

    ResponderExcluir

Obrigada por registrar sua visita!